Categorias: Mundo

Tribunal internacional emite ordem de prisão a presidente do Sudão

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu nesta quarta-feira uma ordem de prisão contra o presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al Bashir, por crimes de guerra em Darfur. Essa é a primeira vez que um tribunal internacional processa um chefe de Estado em exercício. Bashir poderá apelar a decisão na Justiça.

 

O pedido foi feito em 14 de julho pelo promotor-chefe do TPI, Luis Moreno Ocampo, que disse nesta terça-feira ter "provas abundantes" contra Al Bashir. A ordem de detenção não inclui a acusação de genocídio, porque os juízes consideraram "por maioria" que os documentos apresentados pela promotoria não ofereceram base suficiente para provar a "intenção específica" de Bashir de eliminar uma parte da população, segundo indicou o porta-voz do TPI, Laurence Blairon.

O promotor processa Bashir pelo conflito que explodiu em 2003, que matou 300 mil pessoas e obrigou 2,5 milhões a se refugiarem. O presidente está no poder desde o golpe militar que encabeçou em 30 de junho de 1989.

No entanto, Blairon explicou que a Promotoria pode apresentar material adicional para "solicitar uma modificação" da acusação.

Segundo Ocampo, os juízes podem rejeitar a solicitação de detenção, cabendo apelação. "[os juízes] podem aceitá-la completamente ou podem emiti-la aceitando somente algumas das acusações".

Antes do anúncio da prisão pelo TPI, o ministro de Relações Exteriores do Sudão, Ali Karti, disse que a tentativa de condenação é "uma estratégia política de deter o desenvolvimento". "Qualquer tentativa de interferir nos assuntos do Sudão tem o objetivo de deter o desenvolvimento econômico e político do país", disse Karti.

Segundo o ministro, a intervenção pretende "bloquear os esforços do governo para conseguir a estabilidade e o desenvolvimento do Sudão, assim como a realização de eleições no final deste ano, além de frustrar as negociações de paz sobre Darfur e pôr fim ao acordo de paz assinado com o sul do Sudão". Karti insistiu que a postura definitiva do país é "a rejeição às acusações contra Bashir".

 

 

Folha Online

Últimas notícias

Lambe-Lambe do poder: política não é para amadores!

Depois de entrar e provar das facilidades e delícias do poder, é difícil se acostumar…

3 de fevereiro de 2026

Ouça! Cotado para vice, Wilson Filho adota cautela sobre vaga no TCE: “Não está no meu radar neste momento”

O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, atualmente licenciado como deputado estadual, não admitiu,…

3 de fevereiro de 2026

Cartaxo mantém suspense sobre voto do PT para governador, mas diz que sigla vota em candidatos de chapas diferentes para Senado

O deputado estadual Luciano Cartaxo, do Partido dos Trabalhadores (PT) destacou, nesta terça-feira (3), o…

3 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PSDB/PB prega ‘união por Campina’ e relativiza divisão de Bruno e Pedro: ‘É um projeto só”

Em entrevista ontem (02), ao Programa Hora H, da TV Norte, o ex-presidente estadual do…

3 de fevereiro de 2026

Carnaval em JP: eventos na Via Folia, devem ser encerrados até às 2h da madrugada

MPPB emite Recomendação com regras para prévias e carnaval em JP. O Ministério Público da…

3 de fevereiro de 2026

“Zero chance de acordo preliminar sobre o segundo turno”, diz Efraim Filho ao negar suposto alinhamento com Cícero

O senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil), descartou qualquer possibilidade…

3 de fevereiro de 2026