Categorias: Mundo

Suíça nega pedido de liberdade provisória para Roman Polanski

PUBLICIDADE

As autoridades suíças rejeitaram nesta terça-feira (6) um pedido para a liberdade provisória do diretor franco-polonês Roman Polanski.

“Em nossa opinião, ainda há um grande risco de que ele fuja, e que uma liberação mediante fiança ou outras medidas não podem garantir a presença de Polanski no processo de extradição”, diz o ministro da Justiça suíço Folco Calli nesta terça-feira (6).

O diretor de 76 anos, vencedor do Oscar, que tem cidadania polonesa e francesa, foi preso no dia 26 de setembro quando viajava para a Suíça para ser homenageado em um festival de cinema. A prisão foi efetuada a pedido dos EUA, que acusam Polanski de drogar e estuprar uma adolescente de 13 anos em 1977.

O cineasta se declarou culpado de "relações sexuais ilegais" e, por isso, foi enviado à prisão em "avaliação" durante três meses, mas só passou 47 dias.

No final de 1978, no dia seguinte de uma reunião entre seus advogados e um juiz que tinha deixado entender que queria voltar a enviá-lo à prisão, Polanski, em liberdade sob fiança, pegou um avião para a Europa e nunca mais voltou a solo americano.

O Tribunal Superior de Los Angeles rejeitou em maio, de maneira definitiva, o pedido dos advogados de Polanski para suspender as acusações por abuso sexual.

O juiz Peter Espinoza já tinha rejeitado em fevereiro a solicitação da defesa, ao entender que Polanski tinha que comparecer primeiro perante a corte pessoalmente para responder sobre o ocorrido há mais de 30 anos.

O prêmio de honra pelo conjunto de sua obra que o festival de cinema de Zurique pretendia conceder ao cineasta será entregue a Polanski em uma data ainda a ser determinada.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE-PB investiga prefeita de Juru por abastecer veículos que foram leiloados no ano de 2023

A prefeita de Juru, Solange Félix, está sendo investigada pelo Tribunal de Contas do Estado…

7 de maio de 2024

Opinião: Dois Brazis!

Um Brasil ofegante, que vem há duas semanas tentando escapar de uma catástrofe que bem…

7 de maio de 2024

ALPB concede título de cidadão paraibano ao jornalista Danilo Alves

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (7), sessão especial para conceder o…

7 de maio de 2024

Imagineland projeta a Paraíba nos telões da Times Square, em Nova York

O anúncio de uma nova atração internacional do Imagineland, evento que tem o apoio do…

7 de maio de 2024

Frota de carros elétricos na Paraíba cresce 163% no primeiro trimestre de 2024

A frota de carros elétricos aumentou mais de duas vezes e meia na Paraíba entre…

7 de maio de 2024

Cartaxo diz que posicionamento do PT sobre o processo eleitoral de 2024 sai até sexta e garante: “Teremos candidatura própria”

O deputado estadual e potencial candidato à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), declarou…

7 de maio de 2024