Dois submarinos nucleares – um britânico e outro francês – chocaram-se no Oceano Atlântico, divulgaram os dois países nesta segunda-feira (16).
O britânico HMS Vanguard e o francês Lê Triomphant sofreram danos graves no acidente, que aconteceu no começo deste mês.
Os radares de ambos não conseguiram detectar a presença do outro submarino nas proximidades.
O incidente está sendo investigado pelos dois países. O ministério britânico da Defesa não comentou o acidente, mas afirmou que aspectos de segurança nuclear não foram violados.
Tanto a França quanto a Grã-Bretanha afirmam que não houve risco de um incidente nuclear mais grave, apesar de ambos submarinos estarem carregando mísseis.
As duas embarcações têm cerca de 150 metros de comprimento e transportavam uma tripulação de cerca de 120 marinheiros cada. O governo francês disse que nenhum dos seus marinheiros ficou ferido.
O HMS Vanguard já chegou à base de Faslane, na Escócia. A embarcação, inaugurada em 1992, é um das quatro submarinos britânicos que possuem mísseis nucleares Trident.
G1
O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…
O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, anunciou nesta quarta-feira (28) o cancelamento das festividades…
Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou nessa quarta-feira (28) dois estabelecimentos localizados…
Em entrevista ontem (28), numa rádio de Campina Grande o deputado estadual Tovar Correia Lima…
Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…