A Paraíba o tempo todo  |

Submarinos nucleares britânico e francês colidem no oceano

Dois submarinos nucleares – um britânico e outro francês – chocaram-se no Oceano Atlântico, divulgaram os dois países nesta segunda-feira (16).

 

 

O britânico HMS Vanguard e o francês Lê Triomphant sofreram danos graves no acidente, que aconteceu no começo deste mês.

 

 

Os radares de ambos não conseguiram detectar a presença do outro submarino nas proximidades.

 

 

O incidente está sendo investigado pelos dois países. O ministério britânico da Defesa não comentou o acidente, mas afirmou que aspectos de segurança nuclear não foram violados.

 

 

Tanto a França quanto a Grã-Bretanha afirmam que não houve risco de um incidente nuclear mais grave, apesar de ambos submarinos estarem carregando mísseis.

 

 

As duas embarcações têm cerca de 150 metros de comprimento e transportavam uma tripulação de cerca de 120 marinheiros cada. O governo francês disse que nenhum dos seus marinheiros ficou ferido.

 

 

O HMS Vanguard já chegou à base de Faslane, na Escócia. A embarcação, inaugurada em 1992, é um das quatro submarinos britânicos que possuem mísseis nucleares Trident.

 

G1

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe