Categorias: Mundo

Partido de Zuma mantém liderança ampla na eleição da África do Sul

O partido governista Congresso Nacional Africano (CNA) mantém ampla liderança na apuração da eleição parlamentar realizada nesta quarta-feira na África do Sul. Com 6.450.000 dos votos apurados, o partido do controverso Jacob Zuma –que tem histórico de escândalos políticos e sexuais mantém liderança de pouco mais de 65%.

Um recorde de 23 milhões de sul-africanos se registraram para votar e os funcionários responsáveis pela eleição parlamentar indicam que o comparecimento foi de 77% nos locais de votação onde a apuração foi concluída. Os resultados finais devem ser divulgados no fim desta quinta-feira ou nesta sexta-feira.

 

Os funcionários responsáveis pela eleição estimam que a participação chegue ao recorde de 80%, pouco maior que os 76% de 2004, quando o CNA obteve 70% dos votos, resultado que dificilmente repetirá desta vez.

O maior representante da oposição, o partido de maioria branca Aliança Democrática (AD), tem cerca de 18% dos votos e deve garantir maioria na crucial Província de Western Cape, centro do turismo e produção de vinho na África do Sul.

Já o Congresso do Povo (Cope, em inglês), partido formado em 2008 por dissidentes do CNA, tem pouco mais de 8% nos resultados preliminares –apesar das expectativas pré-voto de que seria um grande adversário ao CNA nas urnas.

O Parlamento sul-africano elege o presidente do país por maioria simples. Assim, se a vitória do CNA for garantida, os parlamentares colocam Zuma no poder assim que a nova Assembleia votar, em maio deste ano.

Disputa

O CNA quer ainda garantir dois terços dos votos, o que daria ao partido uma proporção equivalente de assentos no Parlamento. A maioria de dois terços permitiria a Zuma mudar a Constituição sem necessidade de apoio da oposição.

Zuma, 67 anos, se apresenta como um defensor dos pobres, e para muitos eleitores as credenciais do CNA trazidas da sua luta contra o regime de segregação racial ainda superam as frustrações com o fracasso de seus sucessivos governos no combate à criminalidade, à pobreza e à Aids.

"Não queremos declarar ainda, mas trata-se de um primeiro indicador de uma vitória decisiva," disse Jessie Duarte, porta-voz do CNA.

A oposição esperava pelo menos privar o CNA da maioria de dois terços do Parlamento. Apurados mais de um quarto dos votos, ainda não se sabe se isso vai acontecer.

Economia

O rand (moeda local) se valorizou ligeiramente na manhã desta quinta-feira, refletindo a votação tranquila da véspera, mas posteriormente decaiu.

Uma das primeiras tarefas de Zuma será tranquilizar os investidores, que temem a influência de sindicalistas de esquerda sobre o seu governo.

O ministro das Finanças, Trevor Manuel, está cotado para permanecer no cargo, num momento em que a África do Sul corre o risco de viver sua primeira recessão em 17 anos.

Zuma também promete combater a criminalidade desenfreada, que ameaça a Copa do Mundo de 2010 no país.

 

Folha

Últimas notícias

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante na Paraíba

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026

Alexandre de Moraes autoriza visita de Cabo Gilberto a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (29), o…

29 de janeiro de 2026