Categorias: Mundo

Otan se reúne para avaliar estratégia da guerra no Afeganistão

PUBLICIDADE

Os ministros de Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúnem na Polônia nesta quinta-feira, 19, para revisar a estratégia do conflito no Afeganistão e avaliar se os aliados participarão da decisão americana de reforçar as tropas para enfrentar a insurgência no país. O secretário da Defesa britânico, John Hutton, deve propor a criação de uma força de distribuição rápida da Otan para defender as tropas europeias em missões mais distantes, num esforço para persuadir os países-membros a participarem mais da missão internacional.
 

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, deve pressionar os 25 países membros da organização a aumentar o número de soldados no Afeganistão durante a reunião de dois dias que começa hoje na Cracóvia, Polônia. Gates também pedirá mais helicópteros e aviões de carga e tentará convencer seus aliados a levar unidades para áreas mais perigosas, como a região tribal na fronteira com o Paquistão, reduto do Taleban.

 

 

Na terça-feira, o presidente Barack Obama anunciou o envio de mais 17 mil soldados ao Afeganistão até o meio do ano para "estabilizar a situação que se deteriora". Os EUA esperam que a Otan se comprometa a aumentar seu contingente, atualmente em 56 mil homens. Outros 9 mil soldados estrangeiros, que não fazem parte da Otan, também atuam no território afegão. A proposta de Hutton, revelada em entrevista ao jornal Financial Times, é de estabelecer uma força permanente de 3 mil soldados, que serão posicionadas para ajudar a defender os soldados europeus que já estão em confrontos.

 

 

O reforço de ofensiva precisa ocorrer antes das eleições presidenciais e provinciais afegãs, marcadas para 20 de agosto. Itália e Alemanha adiantaram-se ao pedido dos EUA e anunciaram ontem um aumento de seus efetivos até o meio do ano. Berlim enviará um contingente extra de 600 soldados e Roma, 500. A Austrália, país que não faz parte da Otan, mas tem mil soldados no Afeganistão, também deu sinais de que poderá reforçar sua força.

 

 

O Afeganistão buscará assumir a liderança na guerra contra o Taleban e o controle da ajuda internacional durante as discussões deste mês em Washington sobre uma revisão da segurança regional, disse uma autoridade nesta quinta-feira. Os chanceleres de Paquistão e Afeganistão, países que enfrentam a insurgência, devem apresentar na semana que vem aos EUA sua contribuição para a revisão. "Duas questões importantes serão abordadas pela delegação afegã", disse Sultan Ahmad Baheen, porta-voz da chancelaria.

 

 

"Além da guerra ao terrorismo, um foco no desenvolvimento e nos projetos de reconstrução, ajudando-nos com a boa governança e a democracia", disse ele. "Que os afegãos tenham um papel de liderança na guerra, ao acelerar o fortalecimento do Exército Nacional Afegão e do seu processo de equipagem". Ele afirmou que durante muito tempo o presidente Hamid Karzai levou essas reivindicações ao governo de George W. Bush, e lamentou que os temas não tenham recebido muita atenção. "Como um nova página foi aberta com a América (após a posse de Obama) e tivemos a oportunidade como aliados de abordar nossos pontos, estamos repetindo-os porque acreditamos que seja essencial em trazer a segurança", disse Baheen.

 

 

A delegação afegã vai propor também que os EUA se empenhem mais em atacar bases e refúgios dos militantes na montanhosa fronteira com o Paquistão, acrescentou. Desde que as tropas dos EUA e seus aliados derrubaram o Taleban, em 2001, o governo de Karzai depende muito da ajuda financeira e das tropas estrangeiras para manter a economia e a segurança. Algumas entidades beneficentes dizem que centenas de milhões de dólares em ajuda externa foram desperdiçados.

 

 

As mortes de civis provocadas por forças estrangeiras na caça a militantes reduziram o apoio popular a Karzai e à presença militar ocidental no Afeganistão. Baheen disse que, se tiver mais controle sobre bilhões de dólares da ajuda internacional, o governo terá condições de reconquistar o apoio da população.
 

 

estadao.com.br

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024