Categorias: Mundo

Opinião: Conflito milenar!

Estamos a viver mais um período de violência no Oriente Médio, que envolve judeus e árabes. Essa escalada de violência já é tão corriqueira e antiga, que para muitos parece ser um acontecimento normal. Quem sabe, você que ler esse artigo está a dizer a si mesmo: “outra vez Judeus e Palestinos com a mesma picuinha?” Pode parecer normal, porém, não é. Cruel, sanguinário e perverso, são os termos que ponho como adjetivo a esses acontecimentos milenares.

Por mais que queiramos correr das raízes e explicarmos esse acontecimento que traz uma cara absurda, não podemos negar que para entendê-lo temos que ir à Bíblia Sagrada, principalmente ao livro do Gênesis, onde nos explica como começou essa luta, e seguirmos com uma visita ao livro bíblico do Apocalipse, que nos traz um panorama amplo e claro de onde e como essa batalha terminará.

O que acontece hoje naquela parte do mundo, é apenas o iceberg de um todo que está por acontecer e que envolverá todas as nações da terra, numa só batalha chamada Armagedom. Os árabes (palestinos), sempre estiveram e estarão presentes na vida do povo judeu, eles provêm de Ismael, que provém de Abraão, e a promessa foi feita por Deus ao patriarca de que criaria esse povo e não o desampararia. Gênesis 21.18. “Levanta-te Hagar, pega o menino (Ismael) e, toma-o pela mão, porque farei dele uma grande nação (leia o capítulo completo de Gênesis 21, para entender melhor o enredo). Hoje os palestinos e o mundo árabe são um calo que incomoda constantemente ao povo judeu. O Hamas, é só um dos grupos de ódio contra Israel da era moderna, outros grupos se levantaram no passado e outros ainda se levantarão, até que Cristo venha. Essa batalha é como uma espada de dois gumes; ela é visível e invisível; nela luta homens e anjos, do bem e do mal.

Os árabes e palestinos, reclamam dos judeus Jerusalém como sua capital, também o direito sobre outros territórios, que hoje se encontra sob o domínio do Estado de Israel. Ponha muita atenção no que agora irei mencionar: ainda que Israel, entregasse Jerusalém como capital aos palestinos e devolvesse todos os territórios por eles reclamados, ainda assim, essa peleja não teria fim. Essa guerra é espiritual e os árabes querem a destruição completa do povo judeu naquela área, coisa que não se dará, pois foi o próprio Deus que entregou aquele território a eles. E saiba mais: nos últimos dias, Israel avançará para conquistar uma área mais ampla, que envolverá outras nações que hoje existem no seu entorno e que com Israel fazem fronteiras.

Quando lemos o sexto livro da Bíblia, que leva o nome do general Josué e, analisamos a área que Deus entregou em suas mãos para ser conquistada, na realidade, envolve um território mais amplo do que Israel possui na atualidade. Deus mapeou toda área a ser conquistada por Josué e seu exército naqueles dias, porém, o povo judeu voltou a perdê-la por desobediência. Infelizmente, esse conflito se estenderá e envolverá outras gerações que virão depois de mim e você, até que Cristo regresse. Realmente, esse conflito bélico e de ódio, nos levará junto com todo o mundo à terrível e última batalha dos últimos dias: “Armagedom.”

Oremos pela paz naquela área do mundo e especialmente pela paz e equilíbrio de Israel.

Por Elcio Nunes

Últimas notícias

Disque 155: Governo da Paraíba divulga canal de denúncias sobre violência infantil

A alegria tomou conta do Bloco Muriçoquinhas do Miramar, nessa negunda-feira (9), em João Pessoa.…

10 de fevereiro de 2026

Carnaval, humor e identidade: Cafuçu ganha documentário com filmagens na Capital

No próximo dia 13 de fevereiro, ocorrerá o início das gravações de um documentário sobre…

10 de fevereiro de 2026

PT da Paraíba inicia reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral para organizar estratégia rumo às eleições

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba realiza nesta terça-feira, às 17h, na sede estadual da…

10 de fevereiro de 2026

Hugo Motta destrava no Congresso debate sobre fim da escala 6×1 e Lula agenda reunião com o paraibano para quinta-feira

Ontem (09), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e…

10 de fevereiro de 2026

Operação mira suspeitos de fraudes milionárias no Farmácia Popular e cumpre mandados em JP

João Pessoa está entre as cidades alvos da Operação Over The Counter, deflagrada na manhã…

10 de fevereiro de 2026

PF deflagra operação contra grupo suspeito de fraude bancária na Paraíba

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca…

10 de fevereiro de 2026