O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu ontem à noite (22) aos governos da Venezuela e da Colômbia que resolvam a crise entre os dois países de forma pacífica. Segundo ele, é possível haver um acordo por meio do diálogo. Ban Ki-moon destacou que é necessário ter moderação para obter a negociação. As informações são da agência de notícias das Nações Unidas.
“O secretário-geral espera que as diferenças entre a Colômbia e a Venezuela sejam trabalhadas por meio do diálogo”, informa um comunicado divulgado pela ONU. “Ele [Ban Ki-moon] pede moderação a todos os envolvidos para que a situação possa ser resolvida de forma pacífica.”
A reação dele foi provocada pela decisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de romper as relações diplomáticas com a Colômbia. A medida foi tomada depois que o governo colombiano denunciou, em sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA), a existência de integrantes de guerrilhas em território venezuelano.
O governo Chávez entendeu que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, o acusava de proteger os integrantes das Forças Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército da Libertação Nacional (ELN). Na sessão da OEA, o representante colombiano mostrou fotografias, vídeos e testemunhos para comprovar a existência de 87 acampamentos e 1,5 mil guerrilheiros das Farc e do ELN em território venezuelano.
Na Colômbia, Uribe disse lamentar a decisão de Chávez de romper relações diplomáticas. Uribe convocou uma reunião com o gabinete especial da Presidência para analisar o assunto. No próximo dia 7, ele deixa o governo, encerrando o segundo mandato. O futuro presidente Juan Manuel Santos, aliado de Uribe, disse que não se manifestará sobre o assunto em respeito ao presidente que ainda está no cargo.
Agência Brasil
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma carreta que transportava cerca de 80 bois tombou na madrugada desta sexta-feira (09) em…
Moradores da Comunidade Paulo Afonso, localizada na região de Jaguaribe, em João Pessoa, realizaram um…
Um princípio de incêndio mobilizou equipes do Hospital Regional de Sousa, no Sertão da Paraíba,…
Reportagem do portal O Fator, que é referência no estado de Minas Gerais, trouxe ontem…
A riqueza do artesanato paraibano nas diversas tipologias. O Salão do Artesanato Paraibano será aberto…
Com apenas o Campeonato Paraibano para disputar no curto calendário, o Campinense ainda sonha em…