A Paraíba o tempo todo  |

ONU aconselha diálogo entre Venezuela e Colômbia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu ontem à noite (22) aos governos da Venezuela e da Colômbia que resolvam a crise entre os dois países de forma pacífica. Segundo ele, é possível haver um acordo por meio do diálogo. Ban Ki-moon destacou que é necessário ter moderação para obter a negociação. As informações são da agência de notícias das Nações Unidas.

“O secretário-geral espera que as diferenças entre a Colômbia e a Venezuela sejam trabalhadas por meio do diálogo”, informa um comunicado divulgado pela ONU. “Ele [Ban Ki-moon] pede moderação a todos os envolvidos para que a situação possa ser resolvida de forma pacífica.”

A reação dele foi provocada pela decisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de romper as relações diplomáticas com a Colômbia. A medida foi tomada depois que o governo colombiano denunciou, em sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA), a existência de integrantes de guerrilhas em território venezuelano.

O governo Chávez entendeu que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, o acusava de proteger os integrantes das Forças Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército da Libertação Nacional (ELN). Na sessão da OEA, o representante colombiano mostrou fotografias, vídeos e testemunhos para comprovar a existência de 87 acampamentos e 1,5 mil guerrilheiros das Farc e do ELN em território venezuelano.

Na Colômbia, Uribe disse lamentar a decisão de Chávez de romper relações diplomáticas. Uribe convocou uma reunião com o gabinete especial da Presidência para analisar o assunto. No próximo dia 7, ele deixa o governo, encerrando o segundo mandato. O futuro presidente Juan Manuel Santos, aliado de Uribe, disse que não se manifestará sobre o assunto em respeito ao presidente que ainda está no cargo.

Agência Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe