Categorias: Mundo

Obama se diz determinado a aprovar medidas polêmicas do Orçamento

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se disse determinado neste sábado a lutar por seu projeto de orçamento de 2010, que prevê novos investimentos principalmente em energia limpa, mas avisou que não será fácil.

"Eu não estou aqui para fazer a mesma coisa que vinham fazendo [até aqui] ou para adotar medidas limitadas. Eu vim para trazer a mudança radical que o país pediu nas eleições de novembro", declarou Obama em seu programa semanal de rádio. "É a mudança que este Orçamento começa a fazer, e é a mudança pela qual eu vou lutar durante as próximas semanas."

O Orçamento de US$ 3,552 trilhões para o ano fiscal de 2010 prevê eliminar o desperdício e os programas ineficazes, criar um mercado de cotas de emissão de gases causadores do efeito estufa, lança as bases de uma ampla reforma na cobertura de saúde e aumenta os impostos sobre a alta renda.

Obama se disse "consciente de que a adoção deste Orçamento não será fácil, porque ele representa uma mudança real e espetacular, representa também uma ameaça ao status quo em Washington."

"As companhias de convênios médicos não gostarão da ideia de concorrer com o seguro-saúde do governo para os idosos, os bancos e as empresas de empréstimos estudantis não gostarão da ideia de acabarmos com suas enormes vantagens fiscais", advertiu.

O projeto prevê também o corte de quase US$ 30 bilhões de deduções fiscais para as companhias petroleiras e de gás, mas Obama avisou que o dinheiro tirado destas economias iria para a indústria da energia renovável e criaria novos empregos.

"Em outras palavras, eu sei que as medidas não agradarão os interesses particulares e os lobistas que apostaram na antiga forma de fazer negócios e sei que, neste momento em que estou falando, eles se preparam para lutar", acrescentou. "Mas eu digo a eles: é assim que eu sou. Eu trabalho para os americanos."

Folha Online

Últimas notícias

MPPB lança cartilha digital sobre viagens e hospedagens com crianças e adolescentes

Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…

31 de janeiro de 2026

Folia de Rua anuncia cancelamento do show da cantora Priscila Senna nas prévias de Carnaval em JP

O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…

31 de janeiro de 2026

Deputado Aguinaldo Ribeiro fortalece diálogo com lideranças e projeta futuro político da Paraíba

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Prestes a desaparecer das ruas, orelhões vão deixar saudades para paraibanos; locutores e ouvintes recordam tempos áureos

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

31 de janeiro de 2026

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026