A Paraíba o tempo todo  |

Obama se diz determinado a aprovar medidas polêmicas do Orçamento

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se disse determinado neste sábado a lutar por seu projeto de orçamento de 2010, que prevê novos investimentos principalmente em energia limpa, mas avisou que não será fácil.

"Eu não estou aqui para fazer a mesma coisa que vinham fazendo [até aqui] ou para adotar medidas limitadas. Eu vim para trazer a mudança radical que o país pediu nas eleições de novembro", declarou Obama em seu programa semanal de rádio. "É a mudança que este Orçamento começa a fazer, e é a mudança pela qual eu vou lutar durante as próximas semanas."

O Orçamento de US$ 3,552 trilhões para o ano fiscal de 2010 prevê eliminar o desperdício e os programas ineficazes, criar um mercado de cotas de emissão de gases causadores do efeito estufa, lança as bases de uma ampla reforma na cobertura de saúde e aumenta os impostos sobre a alta renda.

Obama se disse "consciente de que a adoção deste Orçamento não será fácil, porque ele representa uma mudança real e espetacular, representa também uma ameaça ao status quo em Washington."

"As companhias de convênios médicos não gostarão da ideia de concorrer com o seguro-saúde do governo para os idosos, os bancos e as empresas de empréstimos estudantis não gostarão da ideia de acabarmos com suas enormes vantagens fiscais", advertiu.

O projeto prevê também o corte de quase US$ 30 bilhões de deduções fiscais para as companhias petroleiras e de gás, mas Obama avisou que o dinheiro tirado destas economias iria para a indústria da energia renovável e criaria novos empregos.

"Em outras palavras, eu sei que as medidas não agradarão os interesses particulares e os lobistas que apostaram na antiga forma de fazer negócios e sei que, neste momento em que estou falando, eles se preparam para lutar", acrescentou. "Mas eu digo a eles: é assim que eu sou. Eu trabalho para os americanos."

Folha Online

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe