Categorias: Mundo

Obama pede maior supervisão e fim de abusos com cartões

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (23) a executivos de empresas de cartão de crédito que seu governo está pressionando para reformar o setor com o objetivo de proteger os consumidores das práticas abusivas e para fortalecer a supervisão.

 

Obama recebeu nesta tarde na Casa Branca os representantes de American Express, Visa, MasterCard, Bank of America, e de outros bancos e instituições emissoras de cartões de crédito, para expressar sua indignação, em nome dos consumidores que enfrentam um aumento, excessivo segundo ele, dos encargos e das altas taxas de juros em suas faturas.

"Queremos preservar o mercado de cartões de crédito, mas também queremos fazer isso de maneira que elimine alguns abusos e alguns problemas que são familiares a muitas pessoas," disse. "Acredito que é preciso ter proteções fortes e confiáveis para os consumidores."
 

 

Obama disse que sua equipe econômica vai trabalhar com os legisladores sobre os detalhes, acrescentando que uma solução pode ser alcançada "muito rapidamente".

 

 

Prioridade

As práticas das companhias de cartão de crédito subiram para o topo da agenda dos democratas à medida que o aumento do desemprego tornou mais difícil aos consumidores pagarem suas faturas.

 

No encontro desta quinta, Obama traçou uma série de princípios que devem ser incluídos em qualquer supervisão. Entre eles estão uma proibição de tarifas abusivas e multas e uma exigência para que as administradoras de cartões usem linguagem simples. O presidente sugeriu que cada companhia deve emitir um cartão "padrão" com cláusulas fáceis de entender.

Projetos de leis diferentes em tramitação na Câmara e no Senado dos Estados Unidos preveem a imposição de limites rígidos sobre a habilidade das administradoras de cartão de crédito para elevarem tarifas sobre clientes existentes e proíbem certas práticas polêmicas. O Federal Reserve (Fed, banco central americano) adotou novas regras para emissões de cartão de crédito no final do ano passado, mas elas somente vão entrar em vigor em julho de 2010. Os legisladores americanos querem acelerar isso e colocar em prática restrições mais duras.

Código de conduta

Em entrevista para a rede CNBC, Austan Goolsbee, um membro do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca, disse que o "núcleo de um código de conduta" da administração do presidente Obama para as companhias de cartão de crédito deve sair em breve. O código de conduta vai traçar definições específicas para termos como "incorreto" e "abusivo" com relação as práticas dos cartões de crédito, disse Goolsbee. As informações são da Dow Jones.

 

Com informações da France Presse

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diálogo com Walber e ex-prefeito de Cabedelo rejeitou atual “modelo” de gestão da cidade portuária, explica Ricardo Barbosa

Após posar ao lado do ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (avante) e do deputado estadual…

26 de dezembro de 2025

Nilvan Ferreira defende unidade da direita e diálogos de Walber Virgolino em Cabedelo: “Não vou fazer o que ele fez comigo”

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) voltou a defendeu nesta sexta-feira (26), a unidade da direita…

26 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto afirma que Bolsonaro foi forçado a indicar Flávio Bolsonaro para disputa da Presidência em 26

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

26 de dezembro de 2025

Sebrae dispõe de cursos gratuitos sobre gestão de pessoas e liderança; saiba como se inscrever

Atividades são desenvolvidas on-line e contam com emissão de certificado Os empreendedores que se sentem…

26 de dezembro de 2025

Paraíba forma 41 novos oficiais da Polícia Militar para reforçar combate ao crime no estado

A Segurança Pública da Paraíba passa a contar com o reforço de 41 novos aspirantes…

26 de dezembro de 2025

Walber Virgolino revela detalhes de reunião com Ricardo Barbosa e André Coutinho

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) confirmou nesta sexta-feira (26), que é pré-candidato a prefeito…

26 de dezembro de 2025