O feminismo anticristão de Beauvoir

Simone de Beauvoir foi, provavelmente, o maior nome relacionado ao feminismo do século XX. Ela partiu do existencialismo que, grosso modo, acredita que nada determina o indivíduo antes de sua existência no mundo. Nem Deus nem qualquer outra autoridade determina a existência humana.

Ela aplicou essa filosofia à condição da mulher. Primeiramente, Beauvoir identificou que as restrições à mulher são meramente culturais. O homem tem historicamente restringido a liberdade de existência da mulher. Não há diferença entre os sexos, mas sim subjugação dos homens sobre as mulheres.

Em segundo lugar, o ser humano se constrói na história. Para Beauvoir, a mulher se torna mulher ao se adequar a uma condição socialmente determinada. A cultura modela a existência da mulher e, sob o domínio dos homens, a coloca em condição de inferioridade.

Em terceiro lugar, Beauvoir defende que o corpo feminino é limitado e controlado culturalmente. São “corpos desfavorecidos” na medida em que são constituídos pela vontade de outros. Por isso, existe uma opressão dos homens sobre as mulheres.

Por fim, para Beauvoir, a mulher foi inferiorizada pelo homem. Ela é o objeto determinado pelos homens como não essencial. Sua liberdade é uma mera concessão do homem, que o faz com má vontade.

O pensamento de Beauvoir é construído como uma oposição irreconciliável entre homens e mulheres. Ela defende que a mulher deve transcender, isto é, buscar sua liberdade e afirmar sua existência em oposição ao homem. É uma guerra cultural!

O coração desse pensamento é a negação de Deus. Para Beauvoir, a ideia de Deus é uma recusa da existência e da liberdade. A liberdade está em se afirmar e criar sentido para a própria existência.

Enquanto as Escrituras Sagradas ensinam que homem e mulher são criados à imagem e semelhança de Deus e têm igual dignidade apesar de suas diferenças, em Beauvoir, não existe reconciliação, mas apenas guerra entre os sexos. Que tipo de liberdade esse feminismo ateu constrói a partir do ódio?

Últimas notícias

Prefeita e vice de Lagoa Seca aliados a Ramalho fecham com Cícero a governador

O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…

3 de fevereiro de 2026

Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas e cumpre mandado de prisão em Boa Ventura

Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…

3 de fevereiro de 2026

Incêndio de grandes proporções destrói mercado em Campina Grande

Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…

3 de fevereiro de 2026

CNH na PB: confere o que mudou e quais são as exigências

Ontem (02), o pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que divulgou orientações sobre…

3 de fevereiro de 2026

Presidentes da Câmara e do Senado defendem poder de parlamentares escolherem destino das emendas

Na abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (02), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que divergências…

3 de fevereiro de 2026

Ranking nacional aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na 7ª no Brasil com os melhores indicadores de Infraestrutura

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

3 de fevereiro de 2026