Uma nova missão da Nasa, agência espacial americana, foi anunciada na última sexta-feira, com o objetivo de descobrir a existência de planetas semelhantes à Terra orbitando estrelas distantes em outros sistemas solares, segundo informou a agência Reuters nesta segunda. O satélite espacial Kepler será lançado no dia 5 de março a bordo de um foguete Delta 2 de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.
A sonda leva o nome do renomado astrônomo alemão Johannes Kepler, que descobriu os movimentos dos planetas no século 17. Embora os astrônomos tenham encontrado mais de 330 planetas em torno de estrelas localizadas a grandes distâncias, nenhum possui o tamanho, a localização e as características que os especialistas acreditam necessárias para que possam ter vida.
"Um resultado nulo é tão importante quanto encontrar planetas", disse o diretor de ciência do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, Michael Bicay, em Titusville. O satélite – equipado com uma câmera de 95 megapixels, a maior já levada ao espaço -, ficará pelo menos três anos e meio observando uma estrela situada entre as constelações de Cygnus e Lyra.
Depois, o Kepler tentará encontrar planetas parecidos com a Terra, além de sobrevoar milhares de estrelas durante o percurso. Segundo os cientistas, será como tentar detectar um mosquito na iluminação de um refletor.
TERRA
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual da legenda na Paraíba, comentou sobre…
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, confirmou nesta…
A partir do próximo domingo (25), a passagem dos ônibus convencionais em João Pessoa passará…
Durante um encontro nesta quarta-feira, 21/01, na sede da Federação das Indústrias do Estado da…
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em João Pessoa, informou nesta sexta-feira (23) que…
A Justiça da Paraíba deferiu, nesta sexta-feira (23), uma liminar pedida pelo Ministério Público da…