Uma nova missão da Nasa, agência espacial americana, foi anunciada na última sexta-feira, com o objetivo de descobrir a existência de planetas semelhantes à Terra orbitando estrelas distantes em outros sistemas solares, segundo informou a agência Reuters nesta segunda. O satélite espacial Kepler será lançado no dia 5 de março a bordo de um foguete Delta 2 de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.

A sonda leva o nome do renomado astrônomo alemão Johannes Kepler, que descobriu os movimentos dos planetas no século 17. Embora os astrônomos tenham encontrado mais de 330 planetas em torno de estrelas localizadas a grandes distâncias, nenhum possui o tamanho, a localização e as características que os especialistas acreditam necessárias para que possam ter vida.

"Um resultado nulo é tão importante quanto encontrar planetas", disse o diretor de ciência do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, Michael Bicay, em Titusville. O satélite – equipado com uma câmera de 95 megapixels, a maior já levada ao espaço -, ficará pelo menos três anos e meio observando uma estrela situada entre as constelações de Cygnus e Lyra.

Depois, o Kepler tentará encontrar planetas parecidos com a Terra, além de sobrevoar milhares de estrelas durante o percurso. Segundo os cientistas, será como tentar detectar um mosquito na iluminação de um refletor.
 

TERRA

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário