Categorias: Mundo

Missão com helicópteros brasileiros parte hoje para buscar reféns das Farc

PUBLICIDADE

Parte neste sábado (31), da cidade amazonense de São Gabriel da Cachoeira, a missão que tirará da selva, com apoio logístico do Brasil, seis reféns que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) prometeram libertar. A previsão é que a entrega dos sequestrados aconteça em três etapas, de amanhã até a próxima quarta-feira.

Quem afirma é a senadora colombiana Piedad Córdoba, de oposição, que chegou ontem a São Gabriel, onde já estavam os dois helicópteros Cougar do Exército brasileiro cedidos para a missão. Córdoba, por exigência da guerrilha, integrará a comitiva que receberá os reféns. A missão será coordenada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Segundo a senadora, as Farc se comprometeram a entregar, no domingo, três soldados e um policial –seus nomes só serão conhecidos hoje, quando o governo telefonar para seus familiares. Na segunda-feira, será a vez da libertação do ex-governador do departamento (Estado) de Meta, Alan Jara, 51, capturado em 2001. Finalmente, na quarta, sairá da selva o ex-deputado Sigifredo López, 45, cativo desde 2002.

O Exército brasileiro é mais cauteloso ao falar de prazos e menciona que as condições meteorológicas podem atrasar ou dificultar os planos. Dezoito militares do Brasil e dois mecânicos de voo estarão envolvidos na operação.

Nenhum deles nem os helicópteros levarão armas, afirmam fontes do Exército, e citam dois motivos: o caráter humanitário da missão, além da praxe militar de não visitar outros países portando armas.

Os Cougar têm autonomia de voo de 5 horas e podem levar até 20 pessoas. Além de Córdoba, estarão a bordo dos helicópteros os escritores e jornalistas Daniel Samper Pizano e Jorge Enrique Botero e a ativista Olga Amparo Sánchez.

Os três e a senadora são integrantes do grupo de intelectuais, a maioria de esquerda, chamado "Colombianos pela Paz", que começou uma troca de correspondência no ano passado com as Farc, para estimular uma negociação política cada vez mais improvável entre Bogotá e a guerrilha.

Fiadores

Foi nessa correspondência que as Farc, bastante enfraquecidas militar e politicamente, anunciaram que soltariam os seis reféns, em sinal de "boa vontade" e com a esperança de relançar a ideia do intercâmbio humanitário: a troca de um grupo de 28 sequestrados "políticos" por guerrilheiros presos.

Bogotá, porém, rejeita a proposta. Ontem, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, voltou a prometer recompensa e liberdade aos rebeldes que desertarem e entregarem os reféns.

Se exitosa, a missão será a primeira libertação unilateral desde fevereiro, quando a guerrilha entregou quatro ex-congressistas ao presidente venezuelano, Hugo Chávez –então defensor das Farc e interessado em mediar acordo com Bogotá.

De lá para cá, a situação da guerrilha piorou muito: Chávez se reaproximou de Uribe e tem marcado distância das Farc. Numa operação bem-sucedida e controversa, em julho, os militares colombianos conseguiram resgatar 15 reféns de uma vez, incluindo a franco-colombiana Ingrid Betancourt. Um outro refém escapou, com auxílio de um desertor.

Desta vez, os guerrilheiros também exigiram a participação de um "fiador" estrangeiro, na tentativa de ganhar algum holofote internacional. Contou para a escolha do Brasil para a tarefa e a aceitação de Bogotá o perfil discreto de Brasília, que não fez comentários sobre a entrega, cortando espaço de interlocução política com as Farc.

Em Bogotá, amanhã, os familiares dos sequestrados participarão de uma missa para saudar a libertação. Cali, cidade do ex-deputado Sigifredo López, também prepara uma festa.

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024