Categorias: Mundo

Maconha está mais potente, alerta ONU

PUBLICIDADE

O relatório do uso e produção de drogas divulgado, nesta quinta-feira, pela Organização das Nações Unidas não poupa críticas ao uso e comércio da maconha. Enquanto se discute em países como o Brasil a descriminalização da erva, a ONU afirma que o produto está cada vez mais potente e representa a porta de entrada para outras drogas.

De acordo com a Agência Brasil, o documento também aponta para o fato de que são cada vez mais comuns os atendimentos de emergência de usuários de maconha.

A ONU afirma que em alguns países o uso e o cultivo da planta é banalizado e conta com menos punição em relação a outras drogas. A América do Sul, segundo o relatório, é responsável por 25% da produção mundial de maconha, sendo o Paraguai o maior produtor da droga, com 5,9 mil toneladas, do total de 10 mil plantadas no continente.

Em 2007, as maiores apreensões de maconha foram feitas no Brasil, com 200 toneladas recolhidas, seguido pela Colômbia, que apreendeu 183,2 toneladas. Segundo pesquisa feita entre países da região, os usuários de maconha chegaram a 7,5% da população no Chile, 7,2% na Argentina, 5,3% no Uruguai e cerca de 4% no Peru.

Investimento

O Brasil, embora não apareça como produtor de drogas pesadas – como cocaína ou heroína – acabou, segundo o documento, se tornando rota de passagem para traficantes rumo aos EUA e à Europa, transformando-se também em grande consumidor. Por fazer fronteira com quase todos os países sul-americanos, o Brasil seria mais vulnerável à ação de traficantes, que ingressam com maconha e cocaína pelas cidades do interior até os grandes centros urbanos.

As Nações Unidas elogiaram a legislação adotada aqui a partir de 2006, que propõe penas mais brandas para os usuários, ao mesmo tempo em que endurece a ação contra traficantes.

Ainda assim, o documento alerta o Brasil para a necessidade de se criar infraestrutura capaz de atender a viciados em drogas, para tratamento e reabilitação. Também enfatiza ser preciso haver políticas públicas de prevenção.

Jornal do Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024