Categorias: Mundo

Lula telefona para Obama e acerta posições para Cúpula das Américas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, nesta quinta-feira (16), para o presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, para afinar as posições dos dois países, que participam a partir de sexta-feira (17) da 5ª Cúpula das Américas. Segundo auxiliares da presidência, os dois trataram de questões relacionadas à crise financeira internacional e Cuba.

Contudo, a orientação dos dois presidentes para suas assessorias foi para não revelar quais seriam as posições convergentes e divergentes sobre essas questões até a chegada das comitivas brasileira e norte-americana a Trinidad e Tobago, onde será realizada a Cúpula.

Segundo auxiliares da presidência que ouviram a conversa, os dois não falaram diretamente sobre o embargo norte-americano a Cuba, mas falaram sobre outros pontos relacionados à ilha de Fidel Castro, como a proposta de Obama de retirar os impedimentos para que os cubanos que vivem nos Estados Unidos possam viajar de volta para o seu país. Os Estados Unidos também acabaram com a restrição às remessas de dinheiro dos cubanos que vivem em solo norte-americano para seus parentes Cuba.

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, considerou a oferta uma “esmola” e disse que, sobre o principal tema, o embargo econômico, os norte-americanos ainda não haviam mudado de posição.

Na quarta-feira (15), o porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, disse que Lula considera do bloqueio econômico a Cuba uma “anomalia” e que as medidas anunciadas por Obama eram o primeiro passo em direção ao fim do embargo.

“O presidente Lula considera que a manutenção do bloqueio a Cuba é uma anomalia em um ambiente internacional que há muito tempo superou a confrontação da Guerra Fria, sobretudo considerando qu,e no momento atual, todos os países da América Latina e do Caribe têm relações normalizadas com Cuba. O presidente julga positivos os passos que têm sido dados no sentido de uma reaproximação entre Estados Unidos e Cuba. Considera que, embora as medidas anunciadas não sejam ainda suficientes, são indicadores de um ambiente de maior boa vontade que, na opinião do presidente Lula, deve ser o passo inicial em um movimento no sentido da plena inserção política de Cuba no hemisfério e do fim do embargo americano”, comentou o porta-voz.

 

G1

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026