Categorias: Mundo

Lula a Obama: é preciso restabelecer crédito

PUBLICIDADE

WASHINGTON  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou neste sábado, ao lado do presidente dos EUA, Barack Obama, que é preciso restabelecer o crédito, voltou a criticar o protecionismo e disse que a crise pode ser resolvida com decisões políticas.
"Essa crise econômica pode ser resolvida com decisões políticas no encontro do G20. Nós precisamos restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade no sistema financeiro", afirmou o presidente Lula em entrevista à imprensa após um encontro com Obama na Casa Branca.

"Precisamos restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade nos governos e para isso nós precisamos fazer com que o crédito volte a fluir normalmente dentro de cada país", acrescentou.

Lula afirmou ainda que ambos países vão trabalhar juntos para construir uma proposta no G20. O presidente ressaltou a importância de os dirigentes que vão participar do encontro, em abril, estarem convencidos de que "a decisão tem que ser mais rápida".

O presidente Lula disse ainda ter argumentado com Obama sobre a necessidade de retomar as conversações sobre a Rodada de Doha, lançada no final de 2001 para liberar o comércio mundial e estimular países em desenvolvimento, apesar de reconhecer as dificuldades para isso em meio à crise.

"Eu disse ao presidente Obama que era extremamente importante, mesmo sabendo que não vai ser fácil, reabrir a discussão sobre a Rodada de Doha", afirmou.

Lula, falando mais uma vez contra o protecionismo, ressaltou a importância de "dinamizar as economias internamente e garantir o crédito para o comércio".

Barack Obama, por sua vez, reconheceu que aumentar o protecionismo em um momento de crise pode ter o resultado inverso. "É tendência natural na crise jogar o sacrifício para os outros. Mas é importante garantir a troca de bens, serviços e produtos. Vamos trabalhar junto com o Brasil nesse tema. O objetivo é, no mínimo, não andar para trás", disse Obama.

O presidente Lula aproveitou o encontro para defender o etanol brasileiro, mas Obama afirmou que a "tensão" com o Brasil sobre biocombustíveis não vai mudar do dia para a noite, mas pode ser resolvida com o tempo.
 

Reuters

Últimas notícias

É nesta quarta: Serra Branca busca vaga inédita na Copa do Brasil diante do Porto-BA

Será uma partida histórica para o Serra Branca. Debutante na Copa do Brasil, o time…

18 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro participa do encerramento do Crescer em CG com público recorde no Centro de Convenções

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou do encerramento do Encontro Nacional da Família Católica…

18 de fevereiro de 2026

Mudança de rota: Fábio Ramalho vê força na oposição e se coloca como opção de vice de Cícero

O deputado estadual Fábio Ramalho (PSD) confirmou ontem,terça-feira (17), que seu nome está à disposição…

18 de fevereiro de 2026

Inmet emite alertas de chuvas intensas para 64 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acendeu o sinal de alerta para o Sertão paraibano…

18 de fevereiro de 2026

Trecho da PB-066, entre Ingá (PB) e Itambé (PE), está entre as três piores rodovias do Brasil e coloca motoristas em risco constante

O trecho da estrada está entre os mais perigosos do país. Trafegar por ele, é…

18 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena é recebido em carnavais pela Paraíba e se compromete com promoção de festas populares

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), participou…

18 de fevereiro de 2026