Categorias: Mundo

Itamaraty adia visita do presidente do Irã

PUBLICIDADE

O governo brasileiro decidiu adiar a visita do polêmico presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a Brasília para a primeira semana de dezembro. O adiamento acaba com os planos de Ahmadinejad de realizar ao Brasil a sua primeira viagem como presidente reeleito.

O adiamento é uma maneira de atenuar o desconforto de Israel, cujo presidente, Shimon Peres, tem visita a Brasília marcada para 11 de novembro, informa o repórter da Folha Samy Adghirni (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

O iraniano queria vir neste mês, mas o Itamaraty alegou "que a data estava muito em cima".

O ultraconservador Ahmadinejad foi reeleito em pleito do dia 12 de junho passado, com cerca de 63% dos votos contra 34% do principal candidato da oposição, Mir Hossein Mousavi.

A votação foi seguida por semanas de fortes protestos da oposição por fraude. Os protestos, enfrentados com violência pela polícia e a milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária, deixaram ao menos 20 mortos, dezenas de feridos e cerca de 2.000 presos. A oposição acusa as forças de segurança pela morte de 69 pessoas.

O Conselho dos Guardiães do Irã, órgão responsável por ratificar o resultado do pleito, aceitou fazer uma recontagem parcial dos votos para acalmar a oposição, mas confirmou a reeleição de Ahmadinejad depois de afirmar que a fraude em cerca de 3 milhões de votos não era suficiente para mudar o resultado das urnas.

Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contrariou a cautela da comunidade internacional e declarou a vitória de Ahmadinejad, mesmo antes da confirmação pelo Conselho de Guardiães. Lula chegou a comparar os protestos a uma briga entre torcidas de futebol.

Críticos questionam o motivo do Brasil receber uma figura polêmica como Ahmadinejad, que já declarou querer riscar Israel do mapa, já que a relação comercial entre os dois não é tão significativa.

 

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024