Categorias: Mundo

Farc encerram libertações com entrega de ex-deputado

PUBLICIDADE

CALI, Colômbia – O ex-deputado regional Sigifredo López será libertado nesta quinta-feira, 5, pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e voltará para casa, em Cali, após quase sete anos de sequestro, se a entrega ocorrer sem problemas. Os helicópteros fornecidos pelo Brasil para a missão humanitária estão em Cali, capital do departamento de Valle del Cauca, e partirão, por volta das 8h (11h de Brasília), em busca do político.

 

A volta para casa do político colocará fim à libertação de seis reféns prometida pela guerrilha, que, no domingo, entregou três policiais e um soldado e, na terça-feira, o ex-governador Alan Jara à missão humanitária liderada pela senadora de oposição Piedad Córdoba. López é o único sobrevivente dos 12 deputados sequestrados pelas Farc em 11 de abril de 2002 em um violento ataque à sede da Assembleia, no centro de Cali, capital regional. O ex-deputado poderá dar novas informações para esclarecer em que circunstâncias dos políticos foram mortos em cativeiro em junho de 2007.

 

 

Segundo o governo colombiano, seus 11 companheiros foram mortos em junho de 2007, executados por guerrilheiros após o encontro com um grupo inimigo "não identificado". As Farc afirmam que os reféns foram atingidos pelo fogo cruzado em combate com o Exército. López estaria doente em um acampamento diferente dos companheiros de cativeiro durante o confuso incidente. A entrega dos restos dos legisladores foi outro calvário aos parentes, que conseguiram, por fim, enterrá-los semanas mais tarde em Cali.

 

 

Assim como na operação de domingo e de terça-feira, os helicópteros Cougar, tripulados por pilotos civis brasileiros, partirão rumo a um lugar não definido, desta vez aparentemente nas montanhas que margeiam o Pacífico colombiano, 600 quilômetros ao sudoeste de Bogotá. Participarão da operação Córdoba e delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O delegado da entidade na Colômbia, Christophe Beney, confirmou a contratação de um piloto civil colombiano para que ajudasse a dirigir as aeronaves, devido à complexidade do voo. "Contratamos um piloto civil colombiano para que acompanhasse, só para este trajeto, os pilotos brasileiros pela viagem perigosa e delicada, e não queríamos arriscar nada", declarou Beney.

 

 

A família do ex-deputado teve uma prova de sua sobrevivência em 30 de março, quando o refém insistiu na necessidade de uma troca humanitária de sequestrados por guerrilheiros presos, e, em junho, chegaram as últimas informações sobre ele. O presidente colombiano, Álvaro Uribe, que na terça-feira visitou Alan Jara em Villavicencio, centro, disse que insistirá no cerco humanitário ou resgate dos 22 membros da polícia que permanecem sequestrados e que as Farc querem trocar por rebeldes presos. "Estamos prontos para a paz, não para o engano; estamos prontos para o acordo humanitário, não para reforçar o terrorismo", afirmou o governante.

 

estadao.com.br

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa vacina contra a Dengue e Influenza até às 16h neste sábado; saiba onde

Quem ainda não pode ir a uma sala de vacina na rede municipal de saúde,…

24 de maio de 2024

Prefeitura de CG reconhece falha na cobrança do IPTU e anula débitos indevidos no Conjunto Aluízio Campos

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), reconheceu um erro…

24 de maio de 2024

Inácio Falcão reafirma disposição de abrir diálogo com Romero Rodrigues, mas reitera: só se for no “campo das oposições”

Em entrevista ao programa Correio Debate da Rádio Correio 98FM, o pré-candidato à prefeitura de…

24 de maio de 2024

Operação prende seis procurados da Justiça acusados de roubos em João Pessoa

A Polícia Militar cumpriu, desde as primeiras horas desta sexta-feira (24), seis mandados de prisão…

24 de maio de 2024

Polícia prende suspeitos de praticar assaltos em série na Capital

A Polícia Militar prendeu três suspeitos que estariam envolvidos na sequência de assaltos praticados na…

24 de maio de 2024

Distrito de Galante recebe reforço de sinalização para melhor mobilidade durante os festejos d’O Maior São João do Mundo

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, concluiu a execução do projeto de…

24 de maio de 2024