Categorias: Mundo

EUA e Israel contra o Irã: guerra justa?

PUBLICIDADE

Em Gênesis 14, houve uma guerra de quatro reis contra cinco. Ló habitava Sodoma e foi levado com sua família. Seu primo Abrão juntou 318 homens e travou uma batalha contra os agressores. Abrão venceu e salvou uma família oprimida. Em seguida, foi abençoado por Melquisedeque! Legítima defesa é um dom de Deus e não se equipara a assassinato (Êx 22:2).

Uma guerra justa é um ato de busca de justiça. Proteger os inocentes de agressores perversos é justo, na guerra ou fora dela! Não resistir ao perverso é pecado de omissão. Portanto, uma guerra justa é meio para construção da paz. Na Segunda Guerra, milhões de cristãos lutaram contra os fascismos e venceram. Graças a Deus por isso!

Objetivamente, o Irã estava enriquecendo urânio tendo grande capacidade de obter uma bomba nuclear. O Irã é uma ditadura brutal que tem por objetivo destruir Israel. Portanto, a ameaça do Irã era imediata. Nesse caso, um ataque preventivo é justo!

Antes do ataque, houve tentativas, especialmente desde Obama, de conciliação via diplomacia. Mas o Irã continuou a expandir seu programa nuclear e financiar grupos terroristas.

Por fim, os ataques de Israel e EUA foram feitos visando tão-somente alvos militares e instalações nucleares. Buscou-se usar de força necessária e suficiente para impedir a ameaça. Dessa forma, houve emprego de meios justos e proporcionais. Por sua vez, o Irã atacou civis e ameaçou fechar o Estreito de Ormuz para gerar uma crise comercial global.

O mundo só tem uma alternativa para encontrar a paz no Oriente Médio: a derrubada do regime ditatorial do Irã. A luta não pode ser contra o país Irã, mas sim contra seu regime! Enquanto o principal regime financiador de terrorismo estiver de pé, o mundo não terá um mínimo de paz internacional.

EUA e Israel não são santos e, de forma alguma, isentos de críticas e de condenações por falhas ou extrapolações. Contudo, eles estão do lado certo e, pelo bem do mundo, precisam trilhar o difícil caminho do conflito para estabilizar o Oriente Médio. Que Deus não permita que o conflito escale!

Anderson Paz

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Patrícia Abravanel, o SBT News e os reflexos de um país dividido

Silvio Santos se foi do nosso convívio, mas deixou muitos legados. Um dos maiores foi,…

15 de dezembro de 2025

Cícero Lucena nega boatos sobre desistência de candidatura e alerta para fakenews: “A prática da mentira”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), negou nesta segunda-feira (16), os boatos sobre…

15 de dezembro de 2025

Câmara de Cabedelo dá posse a Edvaldo Neto como prefeito interino: “Não haverá caça às bruxas”

A Câmara Municipal de Cabedelo realizou na tarde desta segunda-feira (15) sessão solene para dar…

15 de dezembro de 2025

OUÇA – “Aconteceu uma injustiça comigo”, afirma vereador Márcio Silva, de Cabedelo, após ter mandato cassado pelo TRE-PB

O vereador do município de Cabedelo, Márcio Silva, afirmou ter sido vítima de injustiça após…

15 de dezembro de 2025

Em nota, André Coutinho diz respeitar decisão do TRE-PB, mas afirma sentir “profundo sentimento de injustiça”; LEIA!

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), afirmou, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira…

15 de dezembro de 2025

Aguinaldo reitera articulação para trazer Ruy Carneiro para base: “A gente conversa muito”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou, nesta segunda-feira, que vai atuar diretamente para viabilizar…

15 de dezembro de 2025