Desempenho de Biden em debate vira pesadelo para os democratas

PUBLICIDADE

Em uma troca de ataques pessoais e em tom agressivo, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump fizeram ontem, quinta-feira (27/06) o primeiro debate presidencial das eleições no país, que acontecem em novembro deste ano.

Em um enfrentamento com uma série de ineditismos e que durou cerca de 1h40, os dois adversários se dedicaram a criticar os governos alheios, principalmente em pontos como imigração, guerra e economia — esta foi a primeira vez que um presidente e um ex-presidente ficaram cara a cara em um debate eleitoral nos EUA.

Eleitores registrados que assistiram ao debate da CNN entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump disseram que Trump teve um desempenho melhor.
Segundo o levantamento, 67% entenderam que Trump foi melhor, enquanto 33% avaliaram o desempenho de Biden como melhor.

A principal preocupação da campanha de Joe Biden para o debate desta quinta-feira (27) era manter o presidente focado e com energia suficiente para afastar os temores sobre a idade avançada e a acuidade mental.

O confronto terminou como um pesadelo para os democratas e lançou dúvidas, dentro do partido, sobre a capacidade de ele levar adiante a campanha para a reeleição, a quatro meses do pleito.

O presidente estava rouco e hesitante. Enquanto Donald Trump despejava mentiras, calmamente e de forma assertiva, a tela dividida mostrava Biden com o queixo caído e a aparência congelada, que expressava a derrota e a falta de entusiasmo.

O debate não apresentou propostas, mas insultos, ataques pessoais e infantis — a ponto de o presidente e o ex-presidente discutirem sobre quem foi o pior presidente da história dos EUA ou quem é melhor no golfe.

Segundo os analistas, um dos raros momentos de reação, Biden chamou Trump de criminoso condenado, comparou a moral de seu oponente à de um gato de rua e acusou-o de ter feito sexo com uma atriz pornô enquanto sua mulher estava grávida. Levou um desconcertado ex-presidente a responder, em horário nobre: “Eu não fiz sexo com uma estrela pornô.”

O ex-presidente dominou, de forma distorcida, boa parte do debate, oscilando entre a valentia e a vitimização, mas num tom mais comedido do que o habitual.

O debate deixou claro que os democratas têm um grave problema para administrar se quiserem vencer a eleição e preservar no país os valores democráticos defendidos pelo presidente.

Redação com a CNN

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025