A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Desempenho de Biden em debate vira pesadelo para os democratas

Em uma troca de ataques pessoais e em tom agressivo, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump fizeram ontem, quinta-feira (27/06) o primeiro debate presidencial das eleições no país, que acontecem em novembro deste ano.

Em um enfrentamento com uma série de ineditismos e que durou cerca de 1h40, os dois adversários se dedicaram a criticar os governos alheios, principalmente em pontos como imigração, guerra e economia — esta foi a primeira vez que um presidente e um ex-presidente ficaram cara a cara em um debate eleitoral nos EUA.

Eleitores registrados que assistiram ao debate da CNN entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump disseram que Trump teve um desempenho melhor.
Segundo o levantamento, 67% entenderam que Trump foi melhor, enquanto 33% avaliaram o desempenho de Biden como melhor.

A principal preocupação da campanha de Joe Biden para o debate desta quinta-feira (27) era manter o presidente focado e com energia suficiente para afastar os temores sobre a idade avançada e a acuidade mental.

O confronto terminou como um pesadelo para os democratas e lançou dúvidas, dentro do partido, sobre a capacidade de ele levar adiante a campanha para a reeleição, a quatro meses do pleito.

O presidente estava rouco e hesitante. Enquanto Donald Trump despejava mentiras, calmamente e de forma assertiva, a tela dividida mostrava Biden com o queixo caído e a aparência congelada, que expressava a derrota e a falta de entusiasmo.

O debate não apresentou propostas, mas insultos, ataques pessoais e infantis — a ponto de o presidente e o ex-presidente discutirem sobre quem foi o pior presidente da história dos EUA ou quem é melhor no golfe.

Segundo os analistas, um dos raros momentos de reação, Biden chamou Trump de criminoso condenado, comparou a moral de seu oponente à de um gato de rua e acusou-o de ter feito sexo com uma atriz pornô enquanto sua mulher estava grávida. Levou um desconcertado ex-presidente a responder, em horário nobre: “Eu não fiz sexo com uma estrela pornô.”

O ex-presidente dominou, de forma distorcida, boa parte do debate, oscilando entre a valentia e a vitimização, mas num tom mais comedido do que o habitual.

O debate deixou claro que os democratas têm um grave problema para administrar se quiserem vencer a eleição e preservar no país os valores democráticos defendidos pelo presidente.

Redação com a CNN

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe