O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, prometeu nesta segunda-feira medidas severas contra a Coreia do Norte em resposta ao lançamento de um foguete por Pyongyang. – O ato temerário da Coreia do Norte que ameaça a segurança regional e mundial não pode ser justificado sob nenhuma circunstância – afirmou o presidente em um programa de rádio.
– O governo responderá com severidade a esta provocação do Norte – disse Lee.
O Exército russo anunciou nesta segunda-feira que a Coreia do Norte não colocou nenhum satélite em órbita, ao contrário do que afirmou o governo norte-coreano depois do lançamento no domingo, que segundo os países ocidentais não passou de um teste de um míssil estratégico.
Estados Unidos e Coreia do Sul já haviam concluído o mesmo no domingo e anunciaram que o lançamento norte-coreano foi um fracasso. De acordo com Washington e Seul, a primeira parte do foguete caiu no mar do Japão e as demais foram disseminadas no Oceano Pacífico.
A Coreia do Norte anunciou no domingo que colocou em órbita um satélite de telecomunicações Kwangmyongsong-2, que difundiria cantos patrióticos.
Seul, Washington e Tóquio afirmaram que o lançamento foi um teste dissimulado de um míssil de longo alcance, o que constitui uma violação das resoluções da ONU.
Pyongyang descreveu o foguete – um aparelho propulsor do tipo Taepodong-2 de três seções e com alcance estimado de 6.700 km – como um simples lançador de satélite.
O lançamento foi condenado pela comunidade internacional e provocou uma reunião urgente no domingo do Conselho de Segurança da ONU. No entanto, o Conselho de Segurança suspendeu a sessão de emergência sem chegar a um acordo sobre como responder ao lançamento norte-coreano.
JBonline
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na última sexta-feira (13) o…
O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…
A sorte sorriu para João Pessoa neste sábado (14). Duas apostas registradas na capital acertaram…
Um grupo fortemente armado invadiu uma festa na madrugada deste domingo (15), no bairro Heitel…
Um ex-vereador da cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, foi preso nesse sábado…
O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…