Categorias: Mundo

Coreia do Norte promete lançar satélite no início de abril

PUBLICIDADE

A Coreia do Norte comunicou as agências de aviação e de navegação internacionais sobre o seu planejado lançamento de satélite, disse a agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul. O lançamento deve ocorrer entre 4 e 8 de abril, segundo a agência. A Coreia do Sul e os Estados Unidos consideram o lançamento como um disfarce para um teste de míssil e pediram que o país comunista abandone tais planos.
 

Pyongyang deu à Organização de Aviação Civil Internacional, à Organização Marítima Internacional e a outras entidades mundiais "a informação necessária para proteger o tráfego de aviões e barcos", como parte dos preparativos para o lançamento de "um satélite de comunicações experimental", informou a Agência de Notícias Central da Coreia.

 

Segundo a agência de notícias sul-coreana, o governo de Seul está preparando medidas para responder à ação norte-coreana, embora ainda não tenha especificado quais seriam. "Recebemos informações da OMI sobre quando acontecerá o lançamento de um satélite experimental de telecomunicação e que áreas serão afetadas", disse um porta-voz do Ministério de Terra, Transporte e Assuntos Marítimos, citado pela Yonhap.

 

Segundo a agência norte-coreana de notícias, o aviso foi feito à Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) e à Organização Marítima Internacional (OMI), para, dessa forma, garantir a segurança de navios e aviões. A KCNA, citada pela "Yonhap", diz que o aviso é parte dos preparativos para lançar o foguete Unha-2 com seu satélite de comunicação experimental Kwangmyongsong-2, que terá "fins pacíficos" e será parte de seu programa espacial.

 

Pyongyang transmitiu às duas organizações internacionais "a informação necessária para o tráfego seguro de aviões e de navios, como parte dos preparativos para o lançamento de um satélite de comunicação experimental", diz a agência de notícias.

 

Especialistas sul-coreanos e americanos acreditam que a Coreia do Norte pode estar preparando, na verdade, um teste com um míssil de longo alcance Taepodong-2, similar ao disparado em 2006 e que gerou forte repulsa internacional. Governos como os de Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão alertaram Pyongyang de que o lançamento de um míssil ou de um satélite provocaria a imposição de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU.

 

estadao.com.br

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sobe para 20 número de açudes sangrando na Paraíba; outros 80 estão em monitoramento pela Aesa

Atualmente, 20 açudes na Paraíba estão sangrando devido às fortes chuvas que atingiram o estado…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Azevêdo inaugura pavimentação de estradas em Arara, Serraria e Pilões

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Arara, Serraria e Pilões,…

17 de maio de 2024

MPT-PB destina R$ 571 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 571.934,92 (quinhentos e setenta e um mil,…

17 de maio de 2024

Seinfra-JP alerta população para evitar jogar lixo nas ruas e evitar alagamentos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024