Categorias: Mundo

Coreia do Norte lança dois novos mísseis de curto alcance, diz agência sul-coreana

A Coreia do Norte teria disparado em direção ao mar, nesta terça-feira (26), dois mísseis de curto alcance em sua costa leste, dando sequência a seus testes nucleares, informa a agência de notícias "Yonhap", com base em informações apuradas com fontes oficiais sul-coreanas.

O lançamento segue ao teste nuclear subterrâneo realizado na segunda (25) pelo regime comunista norte-coreano e ao posterior disparo de três mísseis de curto alcance (cerca de 130 km).

As agências de notícias internacionais informaram anteriormente que o governo da Coreia do Norte já vinha se preparando para lançar mísseis de pequeno alcance.

Os disparos ocorreram após o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ter condenado, por unanimidade, os exercícios norte-coreanos.

De acordo com a "Yonhap", o principal indicativo de que a Coreia do Norte estava prestes a lançar mísseis do tipo KN-01, que têm alcance de cerca de 160 km, foi a proibição, por ordem de Pyongyang, de circulação de navios em sua costa ocidental. "A proibição na navegação tem efeito entre os dias 25 e 27. Parece provável que a Coreia do Norte irá lançar mísseis de curto alcance entre hoje (terça-feira) ou amanhã", afirmou a fonte à agência Yonhap.

 

Após o teste nuclear de segunda-feira, a Coreia do Norte publicou comunicado na agência estatal KCNA afirmando estar preparada para "ataque preventivo" por parte dos Estados Unidos. "Nosso Exército e nosso povo estão prontos para lutar contra qualquer tentativa irresponsável por parte dos EUA em lançar um ataque preventivo", diz o documento

Espetáculo

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, assistiu a um espetáculo musical estrelado por mulheres militares na segunda-feira, dia do teste nuclear, informou a agência sul-coreana Yonhap.

A imprensa norte-coreana anunciou na madrugada de hoje que o líder tinha comparecido a este espetáculo, mas não foram publicadas fotografias de Kim Jong-il, e embora não tenha especificado a data, acredita-se que foi ontem, disse a agência sul-coreana.

Também assistiram ao espetáculo outros altos representantes do Partido dos Trabalhadores e da Comissão Nacional de Defesa.

 

G1

Últimas notícias

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026