Categorias: Mundo

Chefe da OEA confirma missão a Honduras; mediador adia sua viagem

PUBLICIDADE

O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), o chileno José Miguel Insulza, confirmou nesta sexta-feira que mantém "para os próximos dias" a missão de mediação para a crise política em Honduras, apesar da resistência do governo interino de Roberto Micheletti, que o acusa de ser parcial. Já o mediador designado para a crise, o presidente costa-riquenho, Oscar Arias, afirmou nesta sexta-feira que não vai viajar ao país "por enquanto", como proposto pelo ex-presidente americano Jimmy Carter e aceito pelo governo Micheletti.

"Vamos seguramente nos próximos dias" a Tegucigalpa, capital hondurenha, disse Insulza à Radio Cooperativa de Santiago. A missão liderada por Insulza –e que inclui vários chanceleres e diplomatas latino-americanos- tem como objetivo mediar o diálogo entre o governo Micheletti e o presidente deposto Manuel Zelaya, que voltou ao país na segunda-feira (21) e desde então refugia-se na Embaixada do brasil em Tegucigalpa.

"Esta delegação de chanceleres já foi a Tegucigalpa, assim não vamos fazer o mesmo. Queremos instalar uma mesa de negociação", disse Insulza, questionado se a missão iria analisar a situação no país.

Em agosto, uma missão da OEA visitou Honduras por dois dias, sem conseguir que o governo interino do país aceitasse o acordo para o regresso ao poder do presidente deposto. Após adiamento e resistência do governo Micheletti, Insulza viajou com os ministros apenas na condição de observador.

Assim que a notícia da volta de Zelaya ao país foi divulgada, na segunda-feira (21), Insulza afirmou que iria ao país tentar mediar a negociação. Sua visita, contudo, foi adiada pelo fechamento dos aeroportos internacionais –reabertos somente nesta sexta-feira.

Insulza disse à rádio que ainda não há uma data específica para a viagem. "As comunicações estão muito ruins e as estradas estão fechadas", afirmou. "Espero que [uma missão preparatória] possa chegar entre o dia de hoje e amanhã e preparar a missão", acrescentou.

Nesta quinta-feira, em comunicado, a chancelaria de Micheletti pediu o adiamento da viagem de Insulza já que aceitou a visita de Carter e Arias a Tegucigalpa em um esforço por uma solução negociada.

"O presidente Roberto Micheletti Baín estará à disposição para receber, posteriormente e em uma data acertada pelos canais diplomáticos, a missão integrada por alguns chanceleres americanos e por funcionários da OEA", diz o comunicado.

Insulza atribuiu o pedido de adiamento a "mal entendidos" e "manobras dilatórias". "Vamos resolver o problema, eu sou otimista, creio que vai demorar um tempo, vai ser difícil, mas se há boa vontade de ambas as partes podemos resolver este problema", disse Insulza.

Arias
 

Já o presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz, Oscar Árias, declarou nesta sexta-feira que, por enquanto, não pretende ir a Honduras em missão mediadora.

‘Não, não pensei nisso [em ir a Honduras] agora", declarou Arias de Nova York à rádio Monumental de San José. "Roberto Micheletti disse que queria que eu fosse com [ex-presidente americano] Jimmy Carter. Eu falei com ele [Carter] e disse que não queria ir por enquanto, e que ele tampouco deveria ir", disse Arias.

A missão foi vista como o primeiro sinal evidente de um avanço no diálogo por uma saída à crise, já que Zelaya também disse estar disposto a dialogar sob a mediação de Arias.

Arias foi escolhido pelos Estados Unidos como mediador na crise hondurenha, mas sua proposta –o Acordo San Jose– para superar o conflito nunca foi aceita por Micheletti –que rejeita a exigência da restituição imediata do presidente deposto Manuel Zelaya.

"Parece que o trabalho prévio deve ser feito pelos chanceleres da OEA", acrescentou Arias, que participou em Nova York na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Brasil

O embarque da missão de embaixadores da OEA foi confirmada nesta quinta-feira pelo embaixador do Brasil em Washington, Antonio Patriota, que está em Pittsburgh acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é de Clóvis Rossi, em reportagem da Folha publicada nesta sexta-feira.

Segundo Patriota, a missão da OEA embarca nesta sexta-feira ou no sábado para pressionar por um diálogo entre o presidente deposto Manuel Zelaya e o presidente interino Roberto Micheletti.

Além de Insulza, a missão levará um diplomata brasileiro de alto nível, em princípio o representante na OEA, Ruy Casaes, além de chanceleres latino-americanos.

Zelaya está na embaixada brasileira desde segunda-feira (21), quando retornou a Honduras em busca, segundo ele, de "diálogo direto" para resolver a crise causada por sua deposição, em 28 de junho passado. Por causa da presença de Zelaya, a embaixada está cercada, e as pessoas que permanecem lá dentro estão com dificuldades para receber comida. Muitas não tomam banho há três dias.
 

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024