Categorias: Mundo

Após prisões e proibição de protestos, manifestantes mantêm marcha no Paquistão

PUBLICIDADE

Advogados paquistaneses e partidos da oposição do Paquistão decidiram levar à frente um protesto nacional marcado para esta quinta-feira, seguindo para um confronto com o governo –que proibiu manifestações e deteve centenas de ativistas.

A marcha, que segundo os organizadores busca pressionar por um sistema judiciário independente, poderia desestabilizar o governo do presidente Asif Ali Zardari em um momento em que o país enfrenta grandes desafios, com a economia afundando e o fortalecimento do Taleban. O grupo fundamentalista islâmico que governou o Afeganistão até 2001 aumentou as atividades na fronteira entre os dois países nos últimos meses, desafiando o frágil controle governamental sobre as áreas tribais.

Segundo o plano dos organizadores, o comboio de carros e ônibus dos manifestantes vai sair das Províncias de Sindh e Baluchistão para a capital, Islamabad. Ali Ahmed Kurd, organizador do evento, informou que há uma batalha de nervos: "Eles estão tentando nos assustar com essas táticas. Vamos ver quem vence essa batalha".

Desde segunda-feira, havia a expectativa de que os manifestantes chegassem a Islamabad para exigir a volta do ex-chefe da Suprema Corte, Iftikhar Chaudhry, demitido pelo ex-presidente Pervez Musharraf em 2007. Embora o governo tenha dito que a marcha não será permitida no centro da cidade, os organizadores planejam sentar-se do lado de fora do Parlamento.

Zardari recusou-se a restituir o cargo a Chaudhry. Analistas dizem que o presidente tem medo de que ele possa anular a anistia que Musharraf concedeu a Zardari e a sua mulher, a ex-premiê Benazir Bhutto, assassinada em 2007. Zardari chegou a ser preso por corrupção, mas os 12 processos a que respondia foram suspensos pelo antecessor.

O principal rival de Zardari, o líder da oposição e ex-primeiro ministro Nawaz Sharif, apoia os advogados. Mas Sharif também está enfurecido com a Suprema Corte que o baniu, juntamente com seu irmão. Ele disse considerar o protesto um momento de definição para o Paquistão. O governo ameaça processar Sharif por incitação de motim se a marcha for violenta.

 

Folha Online

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024