Categorias: Mundo

Após atentado que matou dois, Espanha fecha aeroporto e porto de Mallorca

O aeroporto de Palma de Mallorca, capital da ilha de Mallorca, foi fechado ao tráfego aéreo depois que dois agentes da Guarda Civil espanhola morreram nesta quinta-feira em um atentado no município de Calvía.

Veja os principais ataques do ETA na Espanha
Saiba mais sobre o grupo terrorista basco ETA

A Aena, o organismo que administra os aeroportos espanhóis, informou que o último voo foi operado às 16h10 (11h10 em Brasília) –um avião da Ryanair com destino a Londres.

 

O porto de Palma de Mallorca foi fechado às 15h (10h de Brasília), uma hora depois do atentado, segundo a Autoridade Portuária das ilhas Baleares em Palma de Mallorca.

O tráfego marítimo e terrestre está proibido no terminal da cidade, à qual só podem chegar pessoal com credenciamento e pedestres que passarem pelos controles de segurança instalados pela Guarda Civil.

O outro porto principal da ilha, no município de Alcúdia, e que centraliza as conexões marítimas entre Mallorca e Menorca, permanece aberto, por enquanto, mas as medidas de segurança foram intensificadas.

O aeroporto de Mallorca é o terceiro maior da Espanha, só atrás dos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona, tanto em número de operações quanto de passageiros.

Atentado

A explosão ocorreu pouco antes das 14h (9h em Brasília) nas proximidades de um quartel da Guarda Civil no município de Calvía, e causou ferimentos a várias pessoas.

Os dois guardas civis que morreram estavam dentro do carro, segundo o representante do governo na ilha, Ramón Socías, que afirmou ao jornal espanhol "El País".

As autoridades culparam os separatistas bascos do ETA pelo ataque, o segundo realizado na Espanha em 24 horas. Nesta quarta-feira, 60 pessoas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba que realizado contra um prédio da Guarda Civil de Burgos, na Espanha. Grande parte das vítimas ficou ferida por estilhaços de vidro.

 

Socías qualificou o ETA de um "bando de loucos assassinos". "Eles estão ficando ainda mais desesperados e mais perigosos", afirmou.

O ataque também ocorreu um dia antes de o grupo, responsável por mais de 800 mortes, comemorar seu 50º aniversário de fundação.

A data será celebrada pela minoria nacionalista que compartilha com o ETA o objetivo de que o País Basco seja independente do resto da Espanha.

Para o governo espanhol, o ataque de quarta-feira foi realizado pelo grupo, embora não tenha havido nenhum telefonema de alerta sobre o ataque –o que é uma característica do modus operandi dos separatistas.

Se for confirmado que os dois atentados foram realizados pelo grupo, haverá uma divergência com as afirmações do governo de que o ETA foi seriamente enfraquecido após grandes operações da polícia realizadas na Espanha e na França nos últimos meses.

As forças de segurança acreditam que os separatistas, após a prisão de líderes do grupo, estão tentando mostrar força e que continuam capazes de atingir o Estado espanhol, mantendo alta a moral entre os apoiadores de sua causa.

O último ataque fatal atribuído ao ETA ocorreu em junho, quando um carro explodiu, causando a morte do inspetor da Polícia Nacional Eduardo Puelles Garcia, chefe do Grupo de Vigilâncias Especiais da Brigada de Informação, que combate o terrorismo no país.

O governo socialista do primeiro-ministro Jose Luis Rodriguez Zapatero interrompeu as negociações de paz com o grupo depois que rebeldes mataram duas pessoas em uma explosão de um carro-bomba no aeroporto de Madri em dezembro de 2006.

UE

A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE) condenou o atentado terrorista cometido contra o quartel da Guarda Civil em Palmanova, e transmitiu às instituições e cidadãos espanhóis sua "solidariedade total".

Em comunicado, o Executivo da UE expressou também "seus mais sentidos pêsames" às famílias e pessoas próximas das vítimas e "aos corpos e forças de segurança do Estado espanhol".

"As instituições e os cidadãos espanhóis devem saber que contam com a solidariedade total da Comissão Europeia na luta contra o terrorismo", afirma a nota.

 

 

 

Folha

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026