Categorias: Esportes

Rússia coloca Portugal na repescagem

PUBLICIDADE

 Ausente das últimas três edições da Copa do Mundo, a Rússia está de volta ao torneio mais importante do futebol internacional. Nesta terça-feira, a seleção comandada pelo treinador italiano Fabio Capello empatou por 1 a 1 com Azerbaijão, na Bakcell Arena, e garantiu não só a liderança do Grupo F das Eliminatorias Europeias, mas também vaga na competição. Com isto, Portugal, mesmo com a vitória por 3 a 0 sobre Luxemburgo, precisará disputar repescagem.

Apesar de o Azerbaijão tentar aproveitar o apoio de sua torcida e pressionar a Rússia no início do confronto, a equipe visitante não se intimidou e rapidamente tomou o controle da partida. Soberanos em campo, os russos abriram o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. Alexandr Samedov fez boa jogada pelo meio-campo e lançou o capitão Roman Shirokov, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Kamran Agayev. Na etapa complementar, Cavadov empatou e deu números finais ao jogo.

 

Com este resultado, a seleção comandada por Fabio Capello chegou aos 22 pontos e assegurou a primeira colocação da chave. Sem o atacante Cristiano Ronaldo, Portugal superou Luxemburgo por 3 a 0, com gols de Nani, Varela e Hélder Postiga, alcançou 21 pontos e está garantido na repescagem, onde ainda não tem adversário definido. Israel (16 pontos), Azerbaijão (oito pontos), Irlanda do Norte (seis pontos) e Luxemburgo (seis pontos) completam o grupo.

A Rússia disputou duas edições da Copa do Mundo em sua história. Na primeira delas, no Estados Unidos, em 1994, o time europeu caiu na fase de grupos, sucumbindo diante de Brasil (2 a 0) e Suécia (3 a 1), e goleando Camarões (6 a 1). Em 2002, na Coreia do Sul e Japão, estreou com vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia, mas perdeu para Japão (1 a 0) e Bélgica (3 a 2) e novamente não chegou as oitavas de final.

 

Disputada pelos 53 países filados à União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), as Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 distribuem treze vagas para o torneio no Brasil. As seleções são divididas em oito grupos com seis integrantes e um com cinco equipes. Os líderes de cada chave garantem classificação direta, enquanto os oito melhores segundos colocados disputam repescagem em busca das quatro vagas restantes.

O sorteio que definirá os confrontos da repescagem será realizado na próxima segunda-feira, em Zurique (Suíça). Para disputar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, Portugal precisou passar pela Bósnia-Herzegovina na última fase das Eliminatórias.

 

POP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024