A Paraíba o tempo todo  |

Rússia coloca Portugal na repescagem

 Ausente das últimas três edições da Copa do Mundo, a Rússia está de volta ao torneio mais importante do futebol internacional. Nesta terça-feira, a seleção comandada pelo treinador italiano Fabio Capello empatou por 1 a 1 com Azerbaijão, na Bakcell Arena, e garantiu não só a liderança do Grupo F das Eliminatorias Europeias, mas também vaga na competição. Com isto, Portugal, mesmo com a vitória por 3 a 0 sobre Luxemburgo, precisará disputar repescagem.

Apesar de o Azerbaijão tentar aproveitar o apoio de sua torcida e pressionar a Rússia no início do confronto, a equipe visitante não se intimidou e rapidamente tomou o controle da partida. Soberanos em campo, os russos abriram o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. Alexandr Samedov fez boa jogada pelo meio-campo e lançou o capitão Roman Shirokov, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Kamran Agayev. Na etapa complementar, Cavadov empatou e deu números finais ao jogo.

 

Com este resultado, a seleção comandada por Fabio Capello chegou aos 22 pontos e assegurou a primeira colocação da chave. Sem o atacante Cristiano Ronaldo, Portugal superou Luxemburgo por 3 a 0, com gols de Nani, Varela e Hélder Postiga, alcançou 21 pontos e está garantido na repescagem, onde ainda não tem adversário definido. Israel (16 pontos), Azerbaijão (oito pontos), Irlanda do Norte (seis pontos) e Luxemburgo (seis pontos) completam o grupo.

A Rússia disputou duas edições da Copa do Mundo em sua história. Na primeira delas, no Estados Unidos, em 1994, o time europeu caiu na fase de grupos, sucumbindo diante de Brasil (2 a 0) e Suécia (3 a 1), e goleando Camarões (6 a 1). Em 2002, na Coreia do Sul e Japão, estreou com vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia, mas perdeu para Japão (1 a 0) e Bélgica (3 a 2) e novamente não chegou as oitavas de final.

 

Disputada pelos 53 países filados à União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), as Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 distribuem treze vagas para o torneio no Brasil. As seleções são divididas em oito grupos com seis integrantes e um com cinco equipes. Os líderes de cada chave garantem classificação direta, enquanto os oito melhores segundos colocados disputam repescagem em busca das quatro vagas restantes.

O sorteio que definirá os confrontos da repescagem será realizado na próxima segunda-feira, em Zurique (Suíça). Para disputar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, Portugal precisou passar pela Bósnia-Herzegovina na última fase das Eliminatórias.

 

POP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe