Categorias: Esportes

Ministério do Esporte reconhece novo esporte no Brasil: o Futsac

PUBLICIDADE

 A modalidade foi criada por Ofenbock em 2002, tendo seu primeiro campeonato em 2007 e mais de 40 grandes campeonatos até hoje em todo o Brasil. Após 12 anos, é chegado o reconhecimento pelo Ministério do Esporte: a Cerimônia Oficial se dará em Curitiba, no dia 29 de março, dia do aniversário da cidade, e contará com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; do governador do Paraná, Beto Richa; do Ministro do Esporte, Ricardo Gomyde; do Secretário Estadual do Esporte, Evandro Roman; do Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra, do presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco e autoridades.

 

A cerimônia será realizada na Praça Oswaldo Cruz, às 14h30, durante o Campeonato Brasileiro de Futsac, que contará com os 22 melhores rankeados da modalidade no Brasil, um show de habilidade com a bolinha, aberto a todo o público. Para quem ainda não conhece, o Futsac é uma mistura de futvôlei, tenis e futebol, jogada com um pequeno saco de crochê, recheado com plástico granulado reciclado.

 

Praticado em uma quadra de 10 x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5m de altura, são disputados 3 sets de 21 pontos e o objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário, na categoria individual ou em duplas. O presidente da CBFSAC – Confederação Brasileira de Futsac -, Marcos Juliano Ofenbock, conta com o apoio do CREF9/PR – Conselho Regional de Educação Física. E em visita a sede do conselho foi recebido pelo presidente Antonio Eduardo Branco. "Vejo o Futsac como um esporte promissor no Brasil, pois tem baixo custo e pode ser adaptado a locais menores, sendo muito recomendável sua implantação em escolas, para desenvolver a coordenação motora fina, a atenção, a integração social e a saúde, além de gerar emprego para dezenas de crocheteiras que produzem a sua bolinha, que também é ecológica", destaca Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF9/PR.

 

Há também a modalidade do Futsac em círculo, sem disputa, na qual o objetivo é colaborativo: não deixar a bolinha cair. Esta modalidade tem sido implantada em escolas como uma ferramenta de integração, anti-bullyng. "Desde a década de 70, quando foi reconhecido o Futvôlei, nenhum esporte obteve reconhecimento oficial no Brasil. Tenho orgulho de que o Paraná possa quebrar este jejum de mais de 40 anos e dar este estímulo ao esporte em todo o Brasil, com o reconhecimento do Futsac, que tem um forte cunho social e educativo, além do esportivo", declara Ofenbock.

Paraná Online

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024