A Paraíba o tempo todo  |

Ministério do Esporte reconhece novo esporte no Brasil: o Futsac

 A modalidade foi criada por Ofenbock em 2002, tendo seu primeiro campeonato em 2007 e mais de 40 grandes campeonatos até hoje em todo o Brasil. Após 12 anos, é chegado o reconhecimento pelo Ministério do Esporte: a Cerimônia Oficial se dará em Curitiba, no dia 29 de março, dia do aniversário da cidade, e contará com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; do governador do Paraná, Beto Richa; do Ministro do Esporte, Ricardo Gomyde; do Secretário Estadual do Esporte, Evandro Roman; do Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra, do presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco e autoridades.

 

A cerimônia será realizada na Praça Oswaldo Cruz, às 14h30, durante o Campeonato Brasileiro de Futsac, que contará com os 22 melhores rankeados da modalidade no Brasil, um show de habilidade com a bolinha, aberto a todo o público. Para quem ainda não conhece, o Futsac é uma mistura de futvôlei, tenis e futebol, jogada com um pequeno saco de crochê, recheado com plástico granulado reciclado.

 

Praticado em uma quadra de 10 x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5m de altura, são disputados 3 sets de 21 pontos e o objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário, na categoria individual ou em duplas. O presidente da CBFSAC – Confederação Brasileira de Futsac -, Marcos Juliano Ofenbock, conta com o apoio do CREF9/PR – Conselho Regional de Educação Física. E em visita a sede do conselho foi recebido pelo presidente Antonio Eduardo Branco. "Vejo o Futsac como um esporte promissor no Brasil, pois tem baixo custo e pode ser adaptado a locais menores, sendo muito recomendável sua implantação em escolas, para desenvolver a coordenação motora fina, a atenção, a integração social e a saúde, além de gerar emprego para dezenas de crocheteiras que produzem a sua bolinha, que também é ecológica", destaca Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF9/PR.

 

Há também a modalidade do Futsac em círculo, sem disputa, na qual o objetivo é colaborativo: não deixar a bolinha cair. Esta modalidade tem sido implantada em escolas como uma ferramenta de integração, anti-bullyng. "Desde a década de 70, quando foi reconhecido o Futvôlei, nenhum esporte obteve reconhecimento oficial no Brasil. Tenho orgulho de que o Paraná possa quebrar este jejum de mais de 40 anos e dar este estímulo ao esporte em todo o Brasil, com o reconhecimento do Futsac, que tem um forte cunho social e educativo, além do esportivo", declara Ofenbock.

Paraná Online

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe