Categorias: Economia

Calor eleva valor de ovos e carne, diz instituto de economia aplicada

PUBLICIDADE

 O calor e a seca está afetando a produção de alguns alimentos básicos, como carne e ovos, segundo análises do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq-USP.

 

Com a redução da oferta, há elevação dos preços no mercado intermediário, isto é, no valor pago pelos atacadistas aos produtores. Não há registros precisos de quanto este aumento afeta o consumidor final.

A alta do preço dos ovos vermelhos chega a 16,5% na primeira semana de fevereiro na grande São Paulo, segundo a analista Camila Ortelan. O preço dos ovos brancos teve elevação de 8,7% no período.

Para a pesquisadora, isso ocorre porque, no calor, as galinhas produzem menos ovos, e ovos de qualidade inferior. Isso ocorre sobretudo porque elas comem menos ração, e bebem mais água. Esse processo é mais intenso para as galinhas que produzem os ovos vermelhos, por isso o descolamento de preços.

Outro problema é que o armazenamento fica mais difícil, e o ovo dura menos, o que também contribui para a redução da oferta do produto. Há também registros, segundo Ortelan, de galinhas que morreram devido ao apagão, já que os animais ficam em lugares confinados e com necessidade constante de refrigeração. Na semana passada, um apagão atingiu 13 Estados brasileiros, incluindo algumas regiões de São Paulo, por cerca de 40 minutos.

A produção de carne também está sendo afetada devido a seca. Sem chuva, os pastos não crescem, e o boi demora mais para alcançar o peso ideal para o abate. Assim, há uma redução da oferta.

A produção de alguns produtos agrícolas, como milho e café também está sofrendo com a seca, e já há previsões de uma oferta reduzida na época da colheita. A produção de legumes e verduras, no entanto, não foi reduzida, segundo o Cepea, porque possui irrigação própria e não depende exclusivamente das chuvas.

Correio do Estado

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024