A Paraíba o tempo todo  |

Taxa de analfabetismo na Paraíba atinge a menor porcentagem da série histórica, revela pesquisa do IBGE

A Paraíba registrou a terceira maior taxa de analfabetismo do país, entre pessoas com 15 anos ou mais de idade, em 2023, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (22). Apesar disso, o estado alcançou um marco histórico ao apresentar a menor taxa de analfabetismo já registrada.

O percentual de analfabetismo na Paraíba foi de 13,2%, acima das médias nacionais e regionais, porém representando uma redução contínua ao longo dos anos. Desde 2016, quando a série histórica teve início, a taxa caiu significativamente, atingindo seu ponto mais baixo em 2023.

Apesar do progresso, a Paraíba ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Em 2023, o número de analfabetos no estado ainda era expressivo, especialmente entre determinados grupos demográficos, como homens, pessoas pretas ou pardas e aqueles com 60 anos ou mais.

Enquanto João Pessoa, a capital do estado, mantém a maior taxa de analfabetismo entre as regiões metropolitanas do país, os dados revelam uma tendência de redução gradual desse indicador desde 2018.

Além disso, a Paraíba apresentou a menor proporção de pessoas com pelo menos o Ensino Básico Obrigatório completo, mas os números indicam um avanço gradual nesse aspecto ao longo dos anos.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe