A Paraíba o tempo todo  |

Plataforma com mais de 17 mil sinais em Libras é relançada pela UFPB

Na tarde da última quinta-feira (10), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) relançou a plataforma WikiLibras com mais de 17 mil sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O relançamento da ferramenta, foi transmitido por meio das redes sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Videoaulas de capacitação para utilização da plataforma também foram lançadas.

A plataforma, que permite adicionar e corrigir sinais em Libras, de forma colaborativa, para o dicionário de sinais da Suite VLibras, propõe a automatização do processo de criação de sinais e estabelece perfis específicos para cada etapa do processo: colaboradores, animadores e especialistas. Fruto de parceria entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, e a UFPB, a Suite VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Libras.

A proposta do WikiLibras é permitir que colaboradores possam participar do processo de desenvolvimento do Dicionário de LIBRAS através da adição de novos sinais ou da edição dos sinais existentes, tornando o seu desenvolvimento mais produtivo.

Ascom UFPB

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe