Categorias: Economia

Fisco se mobiliza contra Receita

PUBLICIDADE

Fisco se mobiliza contra votação da Secretaria da Fazenda

O Sindifisco-PB convocou seus filiados para que compareçam esta semana à Assembleia Legislativa a fim de pressionar os deputados a votarem contra as Medidas Provisórias 183 e 184 publicadas pelo Governo Estadual, que, respectivamente, cria a Secretaria da Fazenda, resultante da fusão das Secretarias das Finanças e da Receita; e define a ocupação de cargos em comissão na Administração Estadual. A expectativa do sindicato é que as MPs entrem na pauta da terça-feira, 20.

As mudanças administrativas foram anunciadas pelo governador depois da greve da categoria, que durou 45 dias. O Sindicato se diz retaliado pelas medidas: "A gravidade da medida é a possibilidade de nomeação, por parte do Governo, de pessoas alheias aos quadros do Fisco para os cargos da nova secretaria. Um dos riscos envolvidos é o de que esses servidores (de ocasião), no exercício das atividades, terão acesso aos dados sigilisos dos contribuintes, podendo gerar a quebra do sigilo fiscal. Além disso, há a questão da falta de preparo técnico e compromisso com as atividades fiscais", diz o sindicato, acrescentando que a criação da Secretaria de Fazenda representaria "um terrível retrocesso". Segundo a entidade, antes da criação da Sefaz, houve um considerável incremento da arrecadação, que comprovaria a eficiência do modelo "com mais autonomia".

Debate – Os agentes fiscais do Estado da Paraíba lotaram o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba na tarde da última quarta-feira, 14, para debater a proposta do governo de criar a Secretaria da Fazenda Estadual, a partir da fusão das secretarias de Finanças com a da Receita. O tema foi debatido durante sessão especial, proposta pelo deputado Raniery Paulino(PMDB).

A Secretaria da Fazenda Estadual já está funcionando por força de uma Medida Provisória editada pelo governador Ricardo Coutinho, devendo o projeto ser votado em breve pela Assembleia Legislativa, segundo lembrou o deputado Raniery Paulino. “O Poder Legislativo é o fórum próprio para esta discussão. Por isso, antes que o projeto do governoseja votado nesta Casa, pelo deputados, é necessário que o assunto sejadiscutido pelo sociedade, principalmente pelo setor que move as finanças doEstado, no caso o Fisco”, ressaltou.

O presidente do sindicato da categoria (Sindfisco), Victor Hugo, disse que mudar a estrutura de um sistema de arrecadação de tributos requer discussões com a sociedade, principalmente com a categoria mais envolvida com a questão, que é a dos agentes arrecadadores de tributos.

Victor Hugo, durante explanação feita da Tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, informou que no período de 2000 a 2004, quando existia apenas a Secretaria de Finanças, a receita do estado teve um incremento na arrecadação de 50%, contra uma inflação de 40% no mesmo período. Já entre 2005 e 2010, com a criação da Secretaria da Receita, o incremento foi de 120%, contra uma inflação de 40%, segundo acrescentou o líder classista. “Essa estatística mostra que a criação da secretaria da Receita foi um acerto. Agora, o atual governo, quer voltar ao que era antes. Ou seja,receita e finanças num só lugar. Não concordamos com isso”, declarou.

 

Redação com Assessoria

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Telebras

Nesta terça-feira, (14/05), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB,…

15 de maio de 2024

Só em 2024: Paraíba contabiliza cinco óbitos por dengue e já tem outros nove em investigação

A Secretaria de Estado da Paraíba (SES-PB) divulgou os dados atualizados do cenário epidemiológico das…

15 de maio de 2024

Emlur realiza Dia D de multivacinação para agentes de limpeza urbana

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou um Dia D de multivacinação aos…

15 de maio de 2024

FIQUE ATENTO: Policlínica do Idoso passa por reforma e alguns atendimentos estão sendo realizados em Jaguaribe

A Policlínica Municipal do Idoso, situada no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, está passando…

15 de maio de 2024

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mesmo flagrado jogando esgoto na orla, Bar do Cuscuz segue em funcionamento em JP

Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo,…

15 de maio de 2024