Categorias: Economia

Endividamento das famílias sobe para 49,9% e bate recorde, aponta BC

PUBLICIDADE

O endividamento das famílias subiu para 49,9% em fevereiro, alcançando o maior patamar da série histórica do BC (Banco Central). Os dados constam no Relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgado nesta segunda-feira (27/04).

Segundo o documento, o comprometimento da renda das pessoas físicas também avançou no período, quando alcançou 29,7%. É uma alta de 0,2 p.p. no mês e 1,9 p.p em 12 meses.

Os dados do Banco Central mostram que 10,63% da renda das famílias é destinada ao pagamento dos juros da dívida. Outra fatia, cerca de 19%, vai para honrar o principal.

O avanço do endividamento das famílias está na mira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prepara um pacote para mudar este cenário. A equipe econômica gesta um Desenrola 2.0 para que a população renegocie suas dívidas a partir de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Com CNN

Últimas notícias

Romero nega boatos de rompimento com Cícero e ironiza: “Nunca vi política sem fofoca e sem mentiras”

O deputado federa Romero Rodrigues (Podemos), negou nesta segunda-feira (27), os rumores que circularam nos…

27 de abril de 2026

Mídia nacional destaca que Lula enfrenta impasse na Paraíba e divide aliados entre Veneziano e grupo de Hugo

A revista Veja trouxe neste sábado (25), uma reportagem onde aborda a mesma minha da…

27 de abril de 2026

Impasse salarial na rede privada de CG acende alerta para possível “apagão” de professores

O impasse salarial nas negociações da data-base dos professores da rede privada de Campina Grande…

27 de abril de 2026

Estudante é ferido a golpes de faca em escola no Centro de JP; colega de sala é suspeito do ataque

Um adolescente de 16 anos foi ferido com golpes de faca dentro da Escola Estadual…

27 de abril de 2026

Paraíba registra crescimento de 30,9% na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2026

A Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep) registrou um crescimento expressivo na abertura de…

27 de abril de 2026

Homem morre soterrado dentro de silo de grãos, em Cabedelo

Um trabalhador morreu na manhã desta segunda-feira (27) após ser soterrado em um silo de…

27 de abril de 2026