Categorias: Economia

Consumidor Digital: especialista comenta sobre futuro das lojas de varejo presencial

PUBLICIDADE

Em recente artigo publicado o professor José Austerliano Rodrigues, especialista Sênior em Sustentabilidade de Marketing e Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, com ênfase em Sustentabilidade e Marketing, comentou sobre o cenário de mudanças que criou um conjunto de paradoxos para os profissionais de marketing sustentável enfrentarem, sendo um deles a interação on-line versus a interação off-line (Marketing 4.0), num varejo sem loja no Brasil, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo ele, ambas (lojas físicas e online) devem continuar existindo, mas tendo essa segunda opção uma ampliação. “Ambas devem coexistir e ser complementares, com o objetivo comum de fornecer uma experiência superior ao consumidor. Além disso, existe o paradoxo do consumidor informado versus o consumidor distraído. Mesmo com a conectividade munindo os consumidores com informações abundantes, eles também se tornam dependentes demais das opiniões dos outros (círculo social), que muitas vezes se sobrepõem às preferências pessoais. As mudanças e tendências estão aí. Uma nova espécie de consumidor digital, aquela que será a maioria no futuro próximo, está emergindo globalmente – jovem, urbana, de classe média, com mobilidade e conectividade fortes. Embora a maioria das mercadorias e dos serviços seja vendida em lojas, mais conhecido como loja de departamentos, o varejo sem loja tem crescido muito mais rapidamente do que as lojas de varejo, principalmente em razão do e-commerce (venda pela internet) e do m-commerce (venda via celulares e tablets)”, disse o especialista.

Portanto segundo o professor, as empresas brasileiras precisam entender que mais pontos de contato e volume mais alto nas mensagens não se traduzem necessariamente em maior influência. É preciso se destacar da multidão e conectar-se de forma significativa com os consumidores em apenas alguns poucos pontos de contato cruciais (cultural, social e pessoal). Além disso, converter novos consumidores digitais em defensores fiéis envolve uma série de atividades de engajamento do consumidor na era da Revolução Digital.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Um ataque à liberdade religiosa

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ligado ao Ministério da Justiça e…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Dupla é presa suspeita de envolvimento na morte de jovem encontrada com sinais de tortura em Bayeux

Dois indivíduos foram detidos sob a suspeita de estarem ligados ao assassinato de Bianca Souza…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Alerta de chuvas intensas é renovado para 23 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta de chuvas intensas para 23 cidades…

8 de maio de 2024

Justiça da Capital garante igualdade de tempo para homens e mulheres em prova de concurso da PM

Uma decisão judicial histórica foi tomada na terça-feira (7) pela 2ª Vara da Fazenda Pública…

8 de maio de 2024