Categorias: Economia

Bovespa fecha em alta e acumula ganho de 1,35% na semana

PUBLICIDADE

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) descolou da influência negativa das bolsas dos EUA e fechou em alta nesta sexta-feira (2). O índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, teve valorização de 1,18% e alcançou os 61.171 pontos. Na semana, a valorização foi de 1,35%.

 

As perspectivas animadoras para a economia brasileira, somadas ao efeito positivo da eleição do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016 sobre os papéis de alguns setores foram as causas para os ganhos nesta sexta.

 

Ações de construtoras, siderúrgicas e companhias áereas, vistas como grandes beneficiárias potenciais da realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, foram as líderes de ganhos. TAM, Gol e Gerdau foram exemplos de companhias que viram seus papéis valorizarem nesta sexta.

Ed Kuczma, analista de investimento da gestora de fundos Van Eck Global, em Nova York, considerou que o anúncio tem um impacto positivo sobre o humor dos investidores. Ele considerou que as ações de companhias aéreas podem ter as estimativas de lucros elevada por analistas, em meio à perspectiva de aumento do fluxo de turistas, além das empresas de locação de veículos, como a Localiza, e de duty free, como a Dufry.

 

"Acho uma notícia positiva em termos de fluxo. Os mercados reagiram positivamente a isso – com a valorização do real e de ações como as do setor aéreo", disse.

EUA

O inesperado aumento do ritmo de demissões nos Estados Unidos em setembro e o revés nas encomendas à indústria do país em agosto empurraram as bolsas de Nova York para baixo.

 

Além disso, o Departamento de Trabalho do país comunicou nesta sexta o fechamento de 263 mil postos de trabalho no mês de setembro. Resultado acima do esperado. Já a taxa de desemprego saiu de 9,7% para 9,8%, a maior taxa em 26 anos. Em Wall Street, os índices operavam em leve queda.

 

Os agentes também acompanham os desdobramentos do encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do G7 que acontece em Istambul. A reunião anual na Turquia marca o nascimento de um "novo FMI", disse nesta sexta-feira o diretor-gerente do fundo, Dominique Strauss-Kahn.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Um ataque à liberdade religiosa

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ligado ao Ministério da Justiça e…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Dupla é presa suspeita de envolvimento na morte de jovem encontrada com sinais de tortura em Bayeux

Dois indivíduos foram detidos sob a suspeita de estarem ligados ao assassinato de Bianca Souza…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Alerta de chuvas intensas é renovado para 23 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta de chuvas intensas para 23 cidades…

8 de maio de 2024

Justiça da Capital garante igualdade de tempo para homens e mulheres em prova de concurso da PM

Uma decisão judicial histórica foi tomada na terça-feira (7) pela 2ª Vara da Fazenda Pública…

8 de maio de 2024