Categorias: Economia

Argentina busca acordo para reduzir déficit comercial com Brasil

PUBLICIDADE

A Argentina admitiu ter urgência para estabelecer um acordo com o Brasil, seu principal parceiro comercial, com o objetivo de reduzir o persistente déficit no comércio bilateral, de acordo com declarações feitas neste domingo por um dos principais negociadores do governo da presidente Cristina Kirchner.

– Devemos trabalhar de forma urgente, porque precisamos de algum tipo de entendimento dentro do prazo mais breve possível – afirmou o secretário do Comércio e Relações Econômicas Internacionais Alfredo Chiaradía, à agência local Notícias Argentinas.

A negociação teve início com o questionamento brasileiro em relação a algumas medidas do governo argentino, que considerou restritivas a seus produtos. Segundo Chiaradía, a discussão deve avançar o suficiente até a cúpula entre Kirchner e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 20 de março, em São Paulo.

As negociações tiveram início na última terça-feira, em Brasília, em uma reunião entre delegações dos dois países, coordenadas pelos chanceleres Jorge Taiana, da Argentina, e Celso Amorim, do Brasil, que criaram um grupo de trabalho para estudar a situação em cada setor da produção.

Chiaradía informou que a primeira reunião do grupo de trabalho será no dia 4 de março, em Buenos Aires. Para ele, os dois países chegarão ao encontro com perspectivas e estratégias diferentes, já que o Brasil goza de um amplo superávit, enquanto a Argentina se encontra "em uma situação de insatisfação que deseja mudar".

– O espirito da reunião será encontrar uma maneira de sair da atual situação com o menor impacto negativo possível para os dois parceiros – ponderou o secretário, que presidirá a reunião ao lado do vice-chanceler brasileiro, Samuel Pinheiro Guimarães.

Chiaradía declarou que o ideal seria que a Argentina aumentasse suas exportações para o Brasil, para equilibrar a balança.

– Mas não estamos em um universo ideal, já que a situação se caracteriza por uma importante queda da demanda e da capacidade de financiamento do comércio – reconheceu.


Agência AFP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Obra de R$ 5 milhões busca conter avanço do mar em Baía da Traição

A obra avaliada em R$ 5 milhões com o objetivo de conter o avanço do…

3 de janeiro de 2026

Foragido da justiça morre em confronto com a polícia em Catolé do Rocha

Um homem foragido da justiça morreu após confronto com a Polícia Militar nessa sexta-feira (02),…

3 de janeiro de 2026

Todas as praias da Paraíba estão próprias para banho neste fim de semana, aponta Sudema

O relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) nessa sexta-feira (02) trouxe…

3 de janeiro de 2026

NESTE SÁBADO: Forró Verão chega à sua 3ª edição e deve atrair mais de 1,5 milhão de pessoas em nova temporada

Chegando à sua terceira edição, o Forró Verão já pode ser considerado o maior festival…

3 de janeiro de 2026

Primeiro Sabadinho Bom de 2026 apresenta Clube do Choro da Paraíba

O primeiro Sabadinho Bom de 2026 será com o Clube do Choro da Paraíba, que…

3 de janeiro de 2026

Inscrições para o programa Bolsa Esporte começam no dia 13 de janeiro

As inscrições para o programa Bolsa Esporte 2026 ocorrem no período de 13 a 31 deste…

3 de janeiro de 2026