Quando um servidor público é acometido por doença que o deixe incapacitado permanentemente para o trabalho, o regime previdenciário lhe assegura o benefício da aposentadoria por invalidez, o qual pode ser requerido após o servidor ter gozado de, no mínimo, 02 anos de auxílio doença, de forma contínua ou intercalada.
Ao requerer o benefício, o servidor será submetido à perícia médica, a qual atestará sua incapacidade e consequentemente o preenchimento dos requisitos para a concessão do benefício.
Quanto ao valor dos proventos, o servidor que se aposenta por invalidez receberá proventos proporcionais ao tempo de contribuição, salvo se a sua incapacidade decorrer de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, situações em que os proventos serão integrais. Dessa forma, se o servidor recebe seu benefício de forma proporcional, mas o motivo de sua incapacidade se enquadra em uma das ressalvas da lei, é possível pedir a revisão do mesmo para receber proventos integrais.
Estando o servidor acometido de qualquer patologia que o incapacite permanentemente para o trabalho, deve buscar o ente ao qual se vincula para pleitear a concessão do benefício. No mesmo sentido, se já recebe, poderá verificar viabilidade de uma possível revisão do benefício. Em ambos os casos se indica que o servidor procure o auxílio de um advogado para elaboração de requerimento ou da devida ação judicial.
Blog de Direito
PBAGORA
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…
O cenário político para 2026 segue indefinido no campo governista. Nesta sexta-feira (5), o vice-presidente…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou nesta sexta-feira (5) sobre a conversa recente que…
A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, deixou claro nesta sexta-feira (5)…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…
Jair Bolsonaro afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.…