Categorias: Cultura

OSUFPB jovem faz concerto nesta sexta-feira na UFPB

PUBLICIDADE

 O segmento Jovem da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, OSUFPB Jovem, faz seu primeiro concerto nesta sexta-feira, dia 12 de abril de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no campus universitário, com entrada franca ao público em geral. Sob a regência do seu Regente Titular, Maestro Geraldo Rocha Junior, a OSUFPB Jovem apresentará um programa diversificado, incluindo músicas do repertório sinfônico, músicas populares e peças do compositor Rogério Borges, que também participará do concerto como Regente Convidado. O concerto contará ainda com a participação de vários solistas convidados: Heliéber Pessoa (trompete), Maria Juliana (canto), Thallyana Barbosa (flauta) e Helinho Medeiros (acordeon).

No sábado passado (6 de abril), a OSUFPB Sinfônica, o segmento maior do projeto sinfônico da UFPB, foi inaugurada com um grande concerto, sob a regência de Gustavo de Paco de Gea. Na próxima semana, no dia 19 de abril (sexta-feira) será a vez da OSUFPB Cordas, que juntamente com músicos convidados fará um concerto comemorativo dos 10 anos do COMPOMUS (Laboratório de Composição Musical da UFPB), com a regência de Eli-Eri Moura. A OSUFPB Cordas voltará a se apresentar no dia 26 de abril (sexta-feira), sob a regência de Carlos Anísio, em concerto de encerramento do semestre letivo. No dia 24 de maio (sexta-feira) a OSUFPB Sinfônica se apresentará novamente, também com a regência de Carlos Anísio, em concerto de abertura do semestre letivo da UFPB. Todos os concertos serão realizados na Sala Radegundis Feitosa, às 20h. O concerto da OSUFPB Jovem desta sexta-feira (12/bril) envolverá mais de 50 músicos no palco. Este é um trabalho realizado com os estudantes de música da UFPB, sob a liderança da Profa. Luceni Caetano, que agora se incorpora ao projeto maior da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB, realizado no LAMUSI-CCTA-UFPB.

 OS SOLISTAS

 Hélinho Medeiros é sanfoneiro, pianista, compositor e arranjador. É professor da UFPB, lotado no Departamento de Música. É também integrante do Camena (Grupo de Música Barroca do Departamento de Música). Já participou como instrumentista da gravação de mais de 60 títulos, entre discos, CDs e DVDs, de autores do cenário local, nacional e internacional. Com a Orquestra Sinfônica da Paraíba já atuou como músico convidado nos concertos populares dos artistas Fafá de Belém, Arnaldo Antunes, Ângela Rô Rô e Genival Lacerda. Nos últimos anos, tem se dedicado também à direção musical e produção de arranjos. Atuando como sanfoneiro e pianista ao lado de vários grupos e artistas, tem excursionado pela America latina, Caribe, Estados Unidos e Europa.

 A cantora Maria Juliana é uma da mais conhecidas do meio musical paraibano. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Já solou com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Coral Universitário da Paraíba, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, Orquestra Sinfônica da Paraíba. Junto a Orquestra de Violões da Paraíba gravou o CD “Orquestra de Violões canta a Paraíba”. Ganhou menção honrosa como solista revelação no 13° Festival e Mostra Maranhense de Canto Lírico (Maracanto). Com o grupo Camena de música barroca (2010) apresentou-se em João Pessoa e São Paulo com o concerto “Passacagle della vita”. Foi ainda solista dos espetáculos de música contemporânea intitulados “Cantata Bruta” (2011) no Festival Internacional Virtuosi – Recife, e “Eu-Augusto”, em João Pessoa (2012).

 A flautista Thallyana Barbosa é Mestre em Música pela UFPB).  Tem sido flautista convidada da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e solista da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB). Também vem desenvolvendo trabalhos na área da música popular com artistas paraibanos e pernambucanos.
O trompetista Heliéber Pessoa é Bacharel em Música e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, em práticas interpretativas. Como performer, atuou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e em vários outros grupos, como o PBbrass, Jampa brass e Big Band Sanhauá.
O REGENTE
Geraldo Rocha Júnior é professor do Departamento de Música da UFPB, ensinando nos cursos de extensão e graduação. Tem extensa experiência como regente de coral. Tem sido o regente titular desta Orquestra desde 1999, quando era denominada Orquestra Infanto-juvenil da UFPB. Atualmente, ele é também o Chefe do Departamento de Música.

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Cida Ramos defende homenagem de escola de samba a Lula e acusa oposição de campanha antecipada com panfletagem

A presidente estadual do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, saiu em defesa…

19 de fevereiro de 2026

Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da PB minimiza apelo de trabalhadores por fim da escala 6×1

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José Lopes, criticou, nesta quinta-feira…

19 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra revela circulação de lista com assinaturas de deputados para indicar Deusdete Queiroga ao TCE-PB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…

19 de fevereiro de 2026

Você sabia que a PB é o maior produtor de abacaxi do Brasil; veja das cidades paraibanas líderes na produção

O abacaxi é cultivado em todas as Unidades da Federação, com exceção do Piauí. Segundo…

19 de fevereiro de 2026

PIB da Paraíba terá 2º maior crescimento do Nordeste em 2026, aponta projeção do BB

Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País,…

19 de fevereiro de 2026

Eventos noturnos no clube Cabo Branco devem respeitar limite determinado pelo MPPB, após denúncia de poluição sonora

Até 30 de agosto deste ano, os eventos noturnos no Esporte Clube Cabo Branco, no…

19 de fevereiro de 2026