A Paraíba o tempo todo  |

OSUFPB jovem faz concerto nesta sexta-feira na UFPB

 O segmento Jovem da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, OSUFPB Jovem, faz seu primeiro concerto nesta sexta-feira, dia 12 de abril de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no campus universitário, com entrada franca ao público em geral. Sob a regência do seu Regente Titular, Maestro Geraldo Rocha Junior, a OSUFPB Jovem apresentará um programa diversificado, incluindo músicas do repertório sinfônico, músicas populares e peças do compositor Rogério Borges, que também participará do concerto como Regente Convidado. O concerto contará ainda com a participação de vários solistas convidados: Heliéber Pessoa (trompete), Maria Juliana (canto), Thallyana Barbosa (flauta) e Helinho Medeiros (acordeon).

No sábado passado (6 de abril), a OSUFPB Sinfônica, o segmento maior do projeto sinfônico da UFPB, foi inaugurada com um grande concerto, sob a regência de Gustavo de Paco de Gea. Na próxima semana, no dia 19 de abril (sexta-feira) será a vez da OSUFPB Cordas, que juntamente com músicos convidados fará um concerto comemorativo dos 10 anos do COMPOMUS (Laboratório de Composição Musical da UFPB), com a regência de Eli-Eri Moura. A OSUFPB Cordas voltará a se apresentar no dia 26 de abril (sexta-feira), sob a regência de Carlos Anísio, em concerto de encerramento do semestre letivo. No dia 24 de maio (sexta-feira) a OSUFPB Sinfônica se apresentará novamente, também com a regência de Carlos Anísio, em concerto de abertura do semestre letivo da UFPB. Todos os concertos serão realizados na Sala Radegundis Feitosa, às 20h. O concerto da OSUFPB Jovem desta sexta-feira (12/bril) envolverá mais de 50 músicos no palco. Este é um trabalho realizado com os estudantes de música da UFPB, sob a liderança da Profa. Luceni Caetano, que agora se incorpora ao projeto maior da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB, realizado no LAMUSI-CCTA-UFPB.

 OS SOLISTAS

 Hélinho Medeiros é sanfoneiro, pianista, compositor e arranjador. É professor da UFPB, lotado no Departamento de Música. É também integrante do Camena (Grupo de Música Barroca do Departamento de Música). Já participou como instrumentista da gravação de mais de 60 títulos, entre discos, CDs e DVDs, de autores do cenário local, nacional e internacional. Com a Orquestra Sinfônica da Paraíba já atuou como músico convidado nos concertos populares dos artistas Fafá de Belém, Arnaldo Antunes, Ângela Rô Rô e Genival Lacerda. Nos últimos anos, tem se dedicado também à direção musical e produção de arranjos. Atuando como sanfoneiro e pianista ao lado de vários grupos e artistas, tem excursionado pela America latina, Caribe, Estados Unidos e Europa.

 A cantora Maria Juliana é uma da mais conhecidas do meio musical paraibano. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Já solou com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Coral Universitário da Paraíba, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, Orquestra Sinfônica da Paraíba. Junto a Orquestra de Violões da Paraíba gravou o CD “Orquestra de Violões canta a Paraíba”. Ganhou menção honrosa como solista revelação no 13° Festival e Mostra Maranhense de Canto Lírico (Maracanto). Com o grupo Camena de música barroca (2010) apresentou-se em João Pessoa e São Paulo com o concerto “Passacagle della vita”. Foi ainda solista dos espetáculos de música contemporânea intitulados “Cantata Bruta” (2011) no Festival Internacional Virtuosi – Recife, e “Eu-Augusto”, em João Pessoa (2012).

 A flautista Thallyana Barbosa é Mestre em Música pela UFPB).  Tem sido flautista convidada da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e solista da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB). Também vem desenvolvendo trabalhos na área da música popular com artistas paraibanos e pernambucanos.
O trompetista Heliéber Pessoa é Bacharel em Música e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, em práticas interpretativas. Como performer, atuou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e em vários outros grupos, como o PBbrass, Jampa brass e Big Band Sanhauá.
O REGENTE
Geraldo Rocha Júnior é professor do Departamento de Música da UFPB, ensinando nos cursos de extensão e graduação. Tem extensa experiência como regente de coral. Tem sido o regente titular desta Orquestra desde 1999, quando era denominada Orquestra Infanto-juvenil da UFPB. Atualmente, ele é também o Chefe do Departamento de Música.

 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe