Categorias: Política

CMCG debate PEC da Impunidade

PUBLICIDADE

 Com a finalidade de tratar do cerceamento do poder investigatório criminal do Ministério Público e de outras instituições devido a tramitação no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional nº 37 (PEC da Impunidade), que pretende tornar a atividade investigatória criminal exclusiva das polícias Federal e Civil, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta quinta-feira (03) uma Sessão Especial.

 

A propositura foi de autoria do presidente da Casa, vereador Nelson Gomes Filho,
Segundo o vereador é preciso se aprofundar as discussões a PEC 37 que retira poderes do Ministério Público, desfigurando o avanço conquistado na Constituição de 1988, ou seja, a proposta de Emenda Constitucional 37/2011 veda a apuração pelo Ministério Público das infrações penais. “A CMCG está atendendo um apelo do MP contra a possível aprovação da PEC 37 (A PEC da impunidade)” Disse o vereador Nelson

 

Palestrante da sessão, o coordenador administrativo do Ministério Público da Paraíba, o promotor de Justiça Bertrand de Araújo Asfora. Em sua fala ele destacou que o Ministério Público não está advogando para retirar o dever das polícias de investigação. “Eu teria três vertentes para fazer. 1 – A classe política, 2 – o monopólio das polícias, 3 – A questão da sociedade” disse Bertrand Asfora.

 

Segundo Bertand Asfora, no âmbito da investigação, nada mais dinâmico que o MP também investigar os crimes. Para Bertrand Asfora há um grande equivoco quando querem colocar que o MP não pode investigar. Na tribuna da Casa ele disse ainda que o MP em todo o mundo coordena investigações, participa de investigações. E arrematou que a “PEC 37 retira do Ministério Público o direito de investigar”.

 

Durante a sessão, Vitor Benger, proc. chefe da república, diz q o MP não quer exclusividade nas investigações.O MP quer contribuir com a elucidação de crime.Queremos uma investigação democrática. Queremos viver num país que combata a corrupção” desabafou Vitor Ben.

 

No dia 08 de abril foi deflagrada nacionalmente a campanha “Brasil contra a Impunidade”, seguindo, na sua fase municipal, até o dia 12 de abril, sendo de 08 a 11 nas comarcas e 12 de abril nas capitais. No dia 24 de abril haverá a mobilização a nível nacional, em Brasília. Diversas instituições participam da campanha que visa o fortalecimento do Ministério Público brasileiro e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 37.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cida sobre reunião da nacional do PT para decidir posição em JP: “Única pré-candidatura oficializada é a minha”

Em meio às articulações do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e da executiva nacional do…

15 de maio de 2024

Cícero entrega triciclos elétricos de carga para catadores de coleta seletiva

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quarta-feira (15), na sede da Autarquia Especial Municipal de…

15 de maio de 2024

Potencial econômico do Nordeste desperta interesse de empresários e governo belgas

Empreendedores e autoridades do país confirmaram presença no Brasil no segundo semestre para prospectar novos…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Imóvel em obras desaba e deixa trabalhadores feridos no Sertão

Na tarde desta quarta-feira (15), um imóvel em obras desabou sobre vários  trabalhadores no município…

15 de maio de 2024