A Paraíba o tempo todo  |

Festival em Soledade terá 15 pratos à base de queijo de cabra ou de vaca criados exclusivamente para evento

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O 1º Festival de Queijos de Soledade contará com um festival gastronômico, com a participação de 15 empreendimentos, entre restaurantes, lanchonetes e panificadoras da cidade, além de ambulantes, que desenvolveram um cardápio especial para o evento. De espetinho a hambúrguer e cachorro quente, as receitas exploram o derivado do leite de vaca e de cabra das mais variadas formas, atendendo aos diferentes tipos de gosto. O evento acontece a partir desta quinta-feira (16) e se estende até o sábado (18) e é uma realização da Prefeitura do município, com apoio do Governo Federal, do Sebrae e da PBTur.

Os produtores do laticínio e os estabelecimentos que participam do festival gastronômico passaram por uma capacitação realizada pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura. Além dos tradicionais queijos de manteiga e de coalho, os fabricantes de Soledade também estarão ofertando ricota, mussarela, queijo do reino e queijo minas.

Já os estabelecimentos desenvolveram pratos inusitados e com nomes criativos, utilizando como carro-chefe o queijo de cabra ou de vaca. Uma das opções será a ‘Pamonha Riacho do Padre’, nome dado ao sanduíche de pamonha com queijo coalho. A ‘Matutaia Sustante’ também promete agradar – sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga. A Francela no Pão, outra produção, é feita com baguete de pão de macaxeira com queijo coalho de vaca, cebola caramelizada, alface, tomate, cream cheese de queijo de cabra maturado ao vinho.

As sobremesas também são inspiradas no derivado do leite. Tem ‘Cabrioca de Leite’: uma tapioca de queijo de cabra, com banana e mel de rapadura e ‘Tapioca Cara Curta’ – queijo de cabra e doce de leite.

Os preços da maioria dos pratos variam entre R$ 5 e R$ 15. O Festival Gastronômico estará acontecendo em 15 pontos de alimentação fora do lar, entre bares, restaurantes, panificadoras e ambulantes.

“Estamos na primeira edição e nossas expectativas são que esse festival seja inserido no calendário de eventos do estado. A cidade já está mobilizada, a adesão dos produtores e dos estabelecimentos foi imediata e temos certeza que iremos melhorar ainda mais a qualidade dos nossos queijos e proporcionar um evento que fortaleça essa nossa potencialidade econômica, além de atrair visitantes à nossa cidade”, comentou o prefeito Geraldo Ramos.

Festival – Além da parte gastronômica, o festival contará ainda com a Feirinha do Queijo, com 30 balcões para exposição e venda do produto, que ficarão dispostos na Praça, no Centro do município, no horário das 16h às 19h. Haverá desfile da rainha e do rei do queijo; disputa de quem consegue comer mais a iguaria e ainda uma competição do maior queijo produzido em Soledade. Haverá também um espaço para a venda de artesanatos locais e atrações culturais com apresentação de artistas do município.

O 1º Festival do Queijo de Soledade marca o início dos festejos de aniversário de 136 anos da cidade, comemorado no próximo dia 24 de setembro. Localizado no Cariri paraibano, o município possui população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa. Além da gastronomia, tem no artesanato e no comércio os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda para a produção de minério e para produção cinematográfica.

Confira os pratos do Festival de Queijos de Soledade:

Francela no Pão – baguete de pão de macaxeira com queijo de coalho/vaca, cebola caramelizada, alface, tomate, cream cheese de queijo de cabra maturado ao vinho (Val França Empório)

Cabrioca de Leite – tapioca de queijo de cabra, banana e mel de rapadura (Churrascaria e restaurante Cariri)

Matutaia Sustante – sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga (Restaurante São Lourenço)

Espetinho Macambira – espeto misto de queijo de coalho de vaca com orégano (Bar da Galega)

Tapioca Cara Curta – queijo de cabra e doce de leite (Vitória Lanchonete)

Pastel Ordenhado – pastel trio recheado com queijo de cabra e de vaca, mussarela, tomate e manjericão fresco (El Lanches)

Cachorro Moxotó – cachorro quente recheado com carne, frango, salsicha e maionese de queijo de cabra com calabresa (Tigrão Cachorro Quente)

Berro Burguer – hambúrguer artesanal com fonduta de queijo de cabra e orégano, maionese de castanha, ketchup rústico de rapadura, cabelo glaceada e farofa de bacon (The Chef Burguer)

Dueto Repartido – combinado de cubos de queijo de coalho de vaca e queijo de cabra recheado com pimenta calabresa empanado (Open Bar)

Pamonha Riacho do Padre – sanduíche de pamonha com queijo de coalho (Lanchonete do Miro)

Ninho de Casaca de Couro – ninho de carne de sol na nata com queijo de coalho de cabra, acompanhado de purê de macaxeira, farofa de feijão macassar, lâminas de carne de sol, fatia de queijo coalho assado (Restaurante Donna Maria)

Pãozinho Areia Branca – pãozinho recheado com queijo de manteiga (Panificadora São José)

Cabra da peste ou cabra de sol – carne de sol com creme de queijo de cabra ao alho e jerimum (O Ribeirão)

Coxinha batata de umbuzeiro – coxinha recheada com queijo de cabra cottage, alho e ervas. massa de macaxeira e batata (Panificadora e lanchonete Sousa Santos)

Da Redação com Assessoria

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe