A Paraíba o tempo todo  |

Estação promove workshop de Percussopro nesta sexta

 A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes realiza nesta sexta (18), às 10h, o workshop de Percussopro, que é uma união de instrumentos percussivos e de sopro. As vagas são ilimitadas. A aula, gratuita, vai ser realizada no anfiteatro e faz parte do projeto Artecultura, desenvolvido pelo setor de Gestão Educacional da Estação. Não é preciso se inscrever.

“O foco do workshop é trabalhar a versatilidade timbrística dos instrumentos percussivos, que, via de regra, pode abranger qualquer som do universo – desde o bater das palmas até qualquer choque de instrumentos entre si”, explica Luciano Oliveira, o fundador do Artecultura. A referência é a expressão-mor entre os arranjadores brasileiros, Hermeto Pascoal. Também vão participar do workshop de Percussopro 30 alunos da Escola Municipal Adolfo Pereira Maia, de Bayeux.

A flauta doce, cujo brilho se assemelha ao de uma voz, fará o acompanhamento melódico. A novidade experimental vem na forma de dois botijões de gás, trabalhados tais como tambores, cujas nuances emulam “sons cibernéticos, undergrounds e bastante impressionantes”, na definição ainda de Luciano. O repertório selecionado vai contemplar nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Renata Arruda, Dominguinhos e algumas músicas infantis.

Percussopro – Os arte-educadores envolvidos no projeto decidiram colocar em prática a ideia de aliar a teoria que perpassa os dois naipes instrumentais a uma nova concepção experimental: a de explorar o uso laboratorial dos sons. A combinação inusitada deu certo.

Aos pandeiros, ganzás, zabumbas, congas e alfaias, juntam-se canos, botijões, panelas e o que mais der na imaginação do público, que pode trazer os próprios objetos de casa. “Quando se trata de percussão, a matéria-prima é infinita”, afirma Genentton Rodrigues, flautista.

Serviço:
Workshop gratuito de “Percussopro”
Evento gratuito

Dia: sexta-feira (18)
Horário: 10h
Local: anfiteatro da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8270 ou 3214-8303
Contato: Luciano Oliveira, professor percussionista (8802-0543)

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe