Categorias: Cultura

Encerrado o carnaval de roqueiro em SP

PUBLICIDADE

 O calor não poupou ninguém neste domingo de Lollapalooza. O jeito foi procurar sombra e água fresca (ou cerveja gelada) para assistir aos bons shows do festival em São Paulo. Com um termômetro de mão e com infravermelho, os meteorologistas mediram a temperatura às 13h em diversos pontos do Autódromo. Sobre as proteções de plástico no chão, a sensação térmica chegou a 59º C. Perto do palco principal, o equipamento registrou 44º C.
No fechamento, o New Order apostou em hits e nostalgia, no palco Interlagos. No palco Skol, o Arcade Fire fez um espetáculo com luzes, máscaras, chuva de papel picado e grandes canções. Mostraram como se faz o melhor indie rock de arena do qual se tem notícia neste 2014. O segundo dia teve também representantes do primeiro time do novo folk rock (Jake Bugg), do divertido pop eletrônico de boate e academia (Ellie Goulding), do rock alternativo ainda vigoroso (Pixies), do grunge (Soundgarden) e do rock aclamado pela crítica, mas ainda em busca de espaço no Brasil (Vampire Weekend).

Do começo com “Reflektor” ao fim com “Wake Up”, o Arcade Fire botou a plateia para cantar e dançar. A banda canadense cumpriu a promessa de fazer uma espécie de carnaval roqueiro, com coros, máscaras e ótimas canções. Houve tempo também para cover de Caetano Veloso (“Nine out of ten”); de Tom Jobim e Vinicius (“O morro não tem vez”); e de Ary Barroso (“Aquarela do Brasil”).

Era só Frank Black meter a mão em sua guitarra para a histeria começar. Os vigorosos riffs de músicas como “Bone machine” e “Here comes your man” agradaram diferentes gerações, na terceira vinda do grupo ao Brasil. A banda de Boston fez um show concorrido no palco principal do Lollapalooza, na performance que mostrou ao público brasileiro a nova baixista da banda, a argentina Paz Lechantin.

Como cantora, Ellie Goulding é boa atleta e compositora. O que falta em potência de sua voz rouca sobra em disposição para dançar, batucar, sacodir a cabeleira loira e mostrar boas canções pop. A inglesa fez show enérgico, banhada em suor. De camisa da seleção brasileira com o nome de Goulding nas costas, ela mostrou performance atlética. Ela rebola e provoca gritinhos masculinos e femininos na plateia com “Anything could happen” e “I need your love”. Leia mais sobre o show de Ellie Goulding.

Em uma hora de show e 17 músicas, incluindo “Seen it all” (veja o vídeo acima) e uma versão de “My, my, hey, hey”, de Neil Young, Jake Bugg confundiu e cansou a maior parte de seus (muito) jovens fãs. Mas, ao contrário do que isso possa insinuar, a apresentação no Lollapalooza passou longe de ser ruim. Mesmo um tanto “incompreendido”, o jovem inglês de 20 anos ainda pode ostentar com orgulho o título de revelação da segunda noite de festival.

A voz rasgada de Chris Cornell, líder do Soundgarden, pode não ser mais a mesma da época em que ele despontou como galã do grunge, no início dos anos 1990.Cantor virtuoso, o músico hoje tem de recorrer a ecos, às vezes, na hora dos agudos mais intensos. O galã do grunge alcança o tom, mas tem alguma dificuldade para se manter ali. Nada que comprometa muito o resultado final. A banda conquistou o público do Lollapalooza com peso.

O Vampire Weekend tem um dos discos mais elogiados do ano passado e músicas bonitas,indie rocks de primeira grandeza. Mas a maior parte da plateia do Lolla não se deixou levar pelas mudanças de ritmo, silêncios, salada de rotações e versos tão cantaroláveis quanto esquisitos. “New York é a melhor cidade da América do Norte. São Paulo é a melhor cidade da América do Sul. ‘Tamo’ junto”, disse o vocalista Ezra Koenig, em português. Ele talvez tenha recebido mais aplausos por essa frase do que após qualquer das 15 músicas do setlist.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria dos deputados paraibanos votam para manter veto a PL que puniria fake news na eleição

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

28 de maio de 2024

Corpus Christi não é feriado nacional; saiba quais capitais param

Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O…

28 de maio de 2024

João Azevêdo comemora 1º lugar da Paraíba como estado com o maior crescimento do PIB no país em 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil uma rede social para comemorar o…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Operação Carcará apreende arsenal na Paraíba

Uma investigação que durou mais de um ano resultou na desarticulação de um grupo criminoso…

28 de maio de 2024

PMJP decreta ponto facultativo na próxima quinta (30) e sexta (31)

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos…

28 de maio de 2024