Categorias: Cultura

Centro Histórico tem cerca de 70 prédios abandonados

PUBLICIDADE

 Cerca de 70 casarões existentes no Centro Histórico de João Pessoa estão abandonados, pondo em risco pedestres e comerciantes da área. A Casa da Pólvora, que tem proposta da prefeitura da capital de realizar mostras culturais, está com suas acomodações, a exemplo dos banheiros, totalmente destruídas, com portas, vasos sanitários e pias quebradas. Em alguns dos cômodos, as portas e os bojos foram roubados. Além da quebradeira, as paredes se encontram pichadas.

 

Segundo informações da assessoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), de todos os cerca de 70 prédios antigos que se encontram abandonados, a responsabilidade do Estado de conservação dos imóveis é dos proprietários.

 

O vereador Eduardo Carneiro (PRTB) denunciou recentemente que a Casa da Pólvora além do abandono vem servindo de ponto para consumo de drogas. Ele disse lamentar o descaso da prefeitura de João Pessoa com a Casa, que é um dos pontos históricos mais antigos da cidade, e cobrou uma ação enérgica para solucionar a situação.

 

O parlamentar lembrou que no primeiro semestre foi autor de uma audiência pública na Câmara Municipal que discutiu a preservação do Centro Histórico da capital. Na oportunidade, representantes de vários segmentos debateram a atual realidade e cobraram a adoção de medidas para revitalizar o espaço. “A situação da Casa da Pólvora revela a fragilidade da gestão e a notória falta de uma política pública para a cultura da cidade”, denunciou Eduardo Carneiro.

 

O Iphaep é responsável pela preservação dos casarões, contra qualquer intervenção de mudança de fachada dos prédios. Qualquer mudança tem que passar por aprovação do conselho do órgão.

 

 

 

Por conta do abandono dos proprietários, o Centro Histórico de João Pessoa tem sido alvo constante de reclamações da sociedade, principalmente, de empresários e comerciantes que trabalham na área.

 

O problema é que a maior parte dos imóveis abandonados pertence a herdeiros. O Iphaep sempre buscou a localização dos proprietários dos imóveis mas muitos deles já não residem em João Pessoa. O abandono dos casarões pode ser visto em vários pontos, como na avenida Visconde de Pelotas, João Suassuna, Duque de Caxias e na Rua da Areia, entre outras. Sem a presença dos proprietários, fica difícil a revitalização de muitos imóveis.

 

A reportagem do portal tentou entrar em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa por telefone, mas não foi atendida.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB tem 25 apostas com quatro acertos na Mega-Sena; prêmio principal acumula

Infelizmente nenhum apostador acertou os seis números do concurso 2729 da Mega-Sena no sorteio realizado…

27 de maio de 2024

Dois homens são presos com armas de fogo e drogas, na cidade de Alhandra

A polícia Militar com participação das equipes das Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas…

27 de maio de 2024

Polícia Militar prende homem que quebrou torneira eletrônica para ir a ponto de tráfico, em João Pessoa

A Polícia Militar, prendeu na tarde de ontem (26), um jovem de 20 anos, em…

27 de maio de 2024

Reforma tributária: Lula insatisfeito com formato de GT escolhido por Lira que exclui deputado paraibano de relatoria

A imprensa nacional trouxe neste final de semana que o presidente da República, Luiz Inácio…

27 de maio de 2024

Prefeitura de João Pessoa começa a usar drones no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, contará com o…

26 de maio de 2024

Veneziano acompanha fase final de obras de recapeamento nos principais corredores de Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), acompanhou pessoalmente, na manhã…

26 de maio de 2024